A FIFA pediu hoje à Federação Italiana de Futebol que investigue os alegados comentários de teor racista feitos por Carlo Tavecchio, um dos candidatos à presidência do organismo transalpino.

“Notícias recentes sobre alegados comentários racistas de um dos candidatos à presidência da federação italiana de futebol chamaram a atenção do grupo de trabalho da FIFA contra o racismo e discriminação”, refere um comunicado hoje divulgado.

No documento, a FIFA refere que escreveu à federação italiana pedindo que “tudo seja feito para investigar e tomar decisões sobre o assunto”.

Em causa está uma frase na qual Carlo Tavecchio, utilizando um nome fictício, se referiu aos futebolistas africanos como pessoas que comem bananas.

“Inglaterra informa-se sobre se os futebolistas que chegam cumprem os requisitos necessários para poderem jogar no país. Aqui, ao contrário, chega um Opti Poba [nome fictício], que antes estava a comer bananas e, de repente, se torna titular da Lazio”, disse Tavecchio.

O candidato à liderança da Federação Italiana de Futebol já pediu desculpas publicamente, garantindo não ter tido “intenção de ofender ninguém”.