O Benevento conseguiu hoje a sua primeira vitória de sempre na liga italiana de futebol, ao vencer em casa o Chievo, por 1-0, em jogo da 19.ª jornada da competição.

Massimo Coda apontou aos 60 minutos o golo que garantiu o triunfo do Benevento, que, em 19 de novembro passado, quando somou a 13.ª derrota em outros tantos jogos, se tornou a pior equipa estreante de sempre nos cinco principais campeonatos europeus.

O Benevento, que soma quatro pontos, menos nove do que o Verona, que é penúltimo e que ainda hoje defronta a hexacampeã Juventus, atual segunda classificada, atrás do Nápoles.

Em outubro, depois de ter somado a nona derrota consecutiva, o Benevento já tinha garantindo o indesejado ‘título’ de pior estreante do campeonato italiano, que pertencia ao Veneza desde a época 1949/50.

A equipa da região da Campânia conseguiu o seu primeiro ponto na liga italiana em 03 de dezembro, quando empatou 2-2 com o AC Milan.

O Benevento, que somava 14 derrotas consecutivas, arrancou um empate já nos descontos, com um golo do guarda-redes Brignoli, aos 90+5, e quando o AC Milan já estava reduzido a dez jogadores, por duplo amarelo de Romagnoli, aos 75.

A jogar em casa, a Roma empatou a um golo com o Sassuolo e mantém-se no quarto lugar, mas pode ver a distância aumentar para o trio da frente.

Lorenzo Pellegrini apontou o golo da equipa da casa aos 31 minutos, tendo Simone Missiroli marcado, aos 78 minutos, para o Sassuolo, pouco depois de a Roma ter visto dois golos serem anulados com a utilização do sistema de vídeoárbitro.

O Spal, a primeira equipa acima da linha de despromoção, com 15 pontos, perdeu por 2-0 na visita à Sampdoria, sexta classificada e a primeira formação em lugares europeus, com dois golos de Fabio Quagliarella já em tempo de descontos: aos 90+2 de grande penalidade, e aos 90+4.

O Cagliari fugiu da zona de despromoção ao vencer no terreno da Atalanta por 2-1, num encontro no qual terminou reduzido a 10.

Leonardo Pavoletti e Marco Andreolli, aos seis e 45 minutos, colocaram o Cagliari em vantagem, tendo a Atalanta reduzido a desvantagem aos 90+2 minutos, por intermédio de Alejandro Gomez.

Nos outros jogos disputados ao início da tarde, a Udinese foi vencer por 2-1 o terreno do Bolonha, enquanto o Torino empatou sem golos com o Génova.

Ainda hoje, o Inter Milão, terceiro, defronta a Lazio, e a Juventus, segunda classificada, visita o Verona, penúltimo classificado.

*artigo atualizado às 17h38