Dois jogadores do Parma foram colocados sob quarentena depois de terem acusado positivo o novo coronavírus, anunciou hoje o clube da I Liga italiana de futebol, dois dias antes da retoma dos treinos coletivos.

O clube submeteu a totalidade do plantel - grupo equipa -, bem como equipa técnica e restante 'staff', a dois tipos de teste à COVID-19 (nasal e teste serológico) e os resultados deram negativos, com exceção "para dois jogadores, que deram positivo no primeiro e negativo no segundo", revelou o clube em comunicado publicado na sua página na internet.

"Os jogadores - ambos em excelente condição física e assintomáticos - foram colocados imediatamente em isolamento e o clube vai segui-los constantemente", prossegue o clube, acrescentando que o regresso dos treinos coletivos mantêm-se para segunda-feira, como previsto, "observando o respeito rigoroso" pelos protocolos sanitários.

A Liga italiana indicou na quarta-feira o desejo de retomar o campeonato em 13 de junho, mas a federação transalpina revelou na quinta-feira ter encarregado uma equipa de inspetores de verificar o respeito dos clubes da Serie A pelo protocolo sanitário colocado em marcha para permitir o regresso dos treinos.

Numerosos clubes consideram o protocolo sanitário demasiado estrito, até mesmo inaplicável, chegando a prever uma quarentena coletiva - toda a equipa e restante pessoal - caso surja um teste positivo em um só membro do 'grupo equipa'.

Devido à pandemia de covid-19, alguns campeonatos de futebol, como França, Países Baixos e Bélgica, foram cancelados, enquanto outros países preparam o regresso à competição - a Alemanha já retomou hoje - com fortes restrições, como sucede com Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal, que tem o reinício da I Liga previsto para 04 de junho.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de COVID-19 já provocou mais de 307 mil mortos e infetou mais de 4,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,6 milhões de doentes foram considerados curados.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.