O espanhol Juan Barnabé volta a estar no 'olho do furação', depois de um episódio insólito que acabou no seu despedimento na Lázio. O antigo tratador da águia Vitória, do Benfica, fez uma prótese peniana e achou por bem partilhar as imagens da mesma num vídeo na rede social X, antigo Twitter.

O vídeo chegou ao conhecimento do presidente da Lázio, Claudio Lotito, que decidiu prescindir dos seus serviços como tratador da Olympia, a águia do emblema 'biancoceleste'.

"Chocado ao ver as fotografias e vídeos do Sr. Bernabé, e ao ler as declarações que os acompanhavam, o clube comunica que interrompeu, com efeitos imediatos, todas as ligações entre ambos, dada a gravidade destes comportamentos", escreveu a Lázio, em comunicado. O clube laziale diz estar "ciente da dor, que é partilhada, que a perda da águia causará" nos adeptos nos jogos em casa, mas explica que "não é possível estar associada a uma pessoa que tornou esta relação inadmissível".

Após ser despedido, Barnabé explicou à 'Radio 24' de Itália os contornos de toda a polémica.

"Fiz a cirurgia para aumentar a minha performance sexual porque sou muito ativo. Preciso de ejacular nos tempos livres. Foi uma cirurgia espetacular, fi-la para poder voltar ao que era quando era mais jovem. Com este aparelho, carrego num botão que me permite controlar perfeitamente o 'timing' da ereção", contou o espanhol, citado pela agência italiana de notícias 'Adnkronos'.

Mas porquê mostrar numa rede pública algo que devia ser privado? Barnabé tem uma explicação.

"Publiquei-o no meu perfil privado. Se as pessoas o partilham, o que posso fazer? A minha consciência está tranquila, publiquei-o só para que as pessoas soubessem da cirurgia. Se me arrependo? Claro que não. Nunca me arrependi de nada", garantiu o tratador, antes de explicar que, para si, "o nudismo é normal."

"Tenho a mente aberta, não percebo a relação que fazem entre estas imagens e pornografia. Toda a gente gosta de sexo. Não bebo, não fumo e não consumo drogas. Mas gosto de sexo, como todos os homens. E nós, homens, tentamos sempre ter uma melhor performance sexual. Tenho uma companheira mas encontro-me com outras mulheres, e a pessoa que está comigo sabe disso. Percebe que, para mim, o sexo é uma necessidade", completou.

Esta não é a primeira polémica em que se vê envolvido. Em 2021, Barnabé foi suspenso provisoriamente pela Lázio, depois de ter feito a saudação fascista juntos dos adeptos do emblema de Roma, após uma vitória da equipa. O tratador surgiu num vídeo no Estádio Olímpico de Roma a celebrar uma vitória diante do Inter de Milão (3-1), efetuando a saudação nazi em direção aos adeptos da equipa romana e quando estes gritavam ‘duce’, em alusão ao ditador italiano Benito Mussolini.

"Peço desculpa pelo que se passou, mas em Espanha a saudação fascista faz-se com o braço estendido, não assim. Sou de direita, apoio o Vox [n.d.r.: partido espanhol], tal como muitos amigos futebolistas, mas não sou fascista. Isso não representa as minhas opiniões", defendeu-se, na altura, explicando que a saudação era "militar".

Barnabé foi despedido do Benfica em 2010, por alegadamente ter agredido um diretor dos ‘encarnados’.