A Fiorentina ficou hoje matematicamente afastada do apuramento para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões na próxima época, ao perder em casa por 4-3 com o Sassuolo, em jogo da 36.ª jornada da Liga italiana de futebol.

A figura do jogo foi o jovem avançado do Sassuolo, de 19 anos, Domenico Berardi, que marcou os três primeiros golos da sua equipa, aos 23 minutos, de penálti, aos 33 e aos 42, e foi determinante para o triunfo que permitiu à sua equipa sair da zona de despromoção quando faltam duas jornadas para o final.

A Fiorentina reduziu para 3-1, aos 57 minutos, pelo defesa central argentino Gonzalo Rodriguez, de penálti, mas oito minutos volvidos, aos 65, o companheiro de Berardi na frente de ataque, Nicola Sansone, fez o 4-1 e praticamente sentenciou o destino da partida.

No entanto, a Fiorentina, que precisava de uma vitória para manter as possibilidades de ainda chegar ao terceiro lugar, ocupado pelo Nápoles, que soma mais oito pontos, ainda conseguiu reagir e chegar ao segundo e terceiro golos, aos 72 e 75 minutos, por Giuseppe Rossi e pelo equatoriano Juan Cuadrado, respetivamente.

Por seu turno, o Sassuolo, com este inesperado triunfo em Florença, deu um passo importante para a manutenção no escalão maior de Itália, pulando do 18.º para o 16.º lugar da classificação, com 31 pontos, mais um do que o Chievo e mais dois do que o Bolonha, que ficou abaixo da “linha de água”, aos quais ultrapassou.

A 36.ª jornada, que consagrou a Juventus como tricampeã de Itália, completa-se hoje com a receção do Nápoles ao Cagliari.