Inter, Lazio e Nápoles venceram hoje, fora de casa, os respetivos jogos da primeira jornada da Liga italiana, ao contrário de outro candidato ao título, o AC Milan, derrotado por 1-0, em San Siro, pela Sampdoria.

O Inter foi a Pescara ganhar de forma com concludente um jogo que resolveu em menos de vinte minutos, com dois golos aos 17 e 19, um pelo internacional holandês Sneijder e outro pelo internacional argentino Diego Milito.

De resto, Milito viria a ser a grande figura do jogo ao assistir Sneijder para o primeiro golo, ao marcar o segundo e ao oferecer ao brasileiro Philippe Coutinho o terceiro.

A Lazio conseguiu três preciosos pontos em Bérgamo, no difícil terreno do Atalanta, graças a um golo do médio brasileiro Hernanes, logo aos 17 minutos.

O Nápoles foi à Sicília impor-se de forma assertiva frente a uma equipa, o Palermo, que em casa é “um osso duro de roer”. O triunfo napolitano começou a desenhar-se já em período de compensações da primeira parte, com um golo do médio eslovaco Marek Hamsik.

A equipa napolitana só conseguiu arrumar a questão a 11 minutos do fim, por Christian Maggio, que já assitira Hamsik para o primeiro de golo, e aos 88 seria a vez do internacional uruguaio, grande figura da equipa, Edinson Cavani, fechar a contagem com o terceiro golo.

Entretanto, horas antes o AC Milan protagonizara a surpresa da ronda ao perder em San Siro com a Sampdoria, devido a um golo solitário do defesa italiano Andrea Costa, aos 59 minutos.

Quem soube explorar o fator casa foram o Génova, que venceu o Cagliari por 2-0, e o Chievo, que se desenvencilhou o Bolonha pelo mesmo resultado, enquanto o Siena e a AS Roma não foram além de empates em casa frente ao Torino (0-0) e ao Catania (2-2), respetivamente.

A primeira jornada abriu no sábado com dois jogos, com o atual campeão, a Juventus, a receber e vencer o Parma por 2-0, e a Fiorentina a derrotar, ao “cair do pano”, o adversário do Sporting de Braga do “play-off” de apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, a Udinese, por 2-1, em Florença.