A Federação Italiana de Futebol (FIGC) decidiu suspender os jogos de todos os campeonatos agendados para este fim de semana depois da morte de hoje de Piermario Morosini, do Livorno.

O médio da equipa da Série B italiana, de 25 anos, faleceu no Hospital Civil de Santo Spirito, da cidade de Pescara, pouco depois de ter dado entrada na unidade hospitalar, para onde havia sido transportado após uma paragem cardíaca em pleno jogo com o Pescara.

O diretor geral da FIGC, Antonello Valentini, indicou que esta decisão passa a vigorar de imediato, o que implica também a suspensão do encontro entre o AC Milan e o Génova, marcado para as 17h00, em San Siro.

Para este sábado, e também na Série A, estava marcado o encontro entre o Inter de Milão e a Udinese, clube que tinha emprestado esta época Morosini ao Livorno.

Além desta suspensão, o presidente do Comité Olímpico Italiano (CONI), Giovanni Petrucci, solicitou a todas as outras federações desportivas italianas que decretassem um minuto de silêncio em todos os jogos dos respetivos campeonatos.

Morosini sofreu um repentino mal-estar aos 31 minutos do jogo entre o Pescara e o Livorno, quando estava longe da bola, caindo no relvado na área da sua equipa.

O jogador foi socorrido pelos meios médicos presentes no Estádio Adriático de Pescara, que lhe fizeram uma massagem cardíaca com um desfibrilador e, posteriormente, levado, em paragem cardíaca, para o hospital civil de Pescara, onde viria a falecer.