O selecionador português de futebol sub-20 convocou esta sexta-feira 24 jogadores para os dois encontros de preparação para o Mundial, mas admitiu que o grupo poderá sofrer alterações até à divulgação da lista final para a competição.

A lista “ainda pode sofrer alterações”, disse Hélio Sousa em declarações ao sítio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), lembrando que até à divulgação da lista definitiva de 21 convocados, a seleção ainda realizará um mini estágio, entre 20 e 22 de abril.

No âmbito da preparação para o Mundial, que se disputa de 30 de maio a 20 de junho na Nova Zelândia, Portugal vai defrontar, em Taveiro, o Uzbequistão, a 27 de março, e, quatro dias depois, o Uruguai.

O técnico considerou que os dois próximos adversários têm “modos e atitudes diferentes de jogo”, o que trará uma maior experiência à seleção portuguesa.

Hélio Sousa mostrou-se satisfeito com o facto de muitos dos convocados estarem a disputar competições profissionais “maioritariamente na II Liga”, o que lhes “traz desafios e os torna mais fortes”.

A lista de 24 convocados, hoje divulgada, inclui nove jogadores que poderão fazer a sua estreia pela seleção sub-20, mas todos já somaram internacionalizações nos escalões jovens.

Portugal, que foi campeão do mundo de sub-20 em 1989 e 1991 e vice-campeão em 2011, vai disputar a primeira fase do Mundial integrado no Grupo C, juntamente com Colômbia, Qatar e uma equipa africana ainda por apurar.

A seleção vai estagiar de 10 a 16 de maio em Rio Maior, partindo depois para a Austrália, onde vai realizar um pré-estágio, entre 18 e 26 de maio, durante o qual realizará dois jogos com adversários ainda a designar.

Lista de convocados:

Guarda-redes: André Moreira (Moreirense), Guilherme Oliveira (Sporting) e Tiago Sá (Sporting Braga).

Defesas: Dinis Almeida (Reus/Esp), Domingos Duarte (Sporting), João Nunes (SL Benfica), Mauro Riquicho (Sporting), Nélson Monte (Rio Ave), Rafael Ramos (Orlando City/EUA), Rebocho (Benfica) e Ruben Ribeiro (Santa Clara).

Médios: Estrela (Orlando City/EUA), Francisco Ramos (FC Porto), Francisco Geraldes (Sporting), Janio Bikel (Heerenveen/Hol), João Palhinha (Sporting), Raphael Guzzo (Desp. Chaves) e Tomás Podstawski (FC Porto).

Avançados: André Silva (FC Porto), Gelson Martins (Sporting), Gonçalo Guedes (Benfica), Ivo Rodrigues (Vit. Guimarães), João Vigário (Vit. Guimarães) e Nuno Santos (Benfica).