Como tem sido habitual, e tal como no escalão sénior, os três clubes grandes de Portugal voltaram a dominar nos escalões jovens. Sporting, FC Porto e Benfica - este último com o título por confirmar nos juvenis - têm a partilha de conquistas nos vários campeonatos praticamente confirmada.

O campeonato de juniores, o mais próximo do sénior em termos etários, foi para o FC Porto, campeão pela primeira vez desde 2010/11. Sob o comando técnico de António Folha, os sub-19 "azuis-e-brancos" conquistaram o título na última jornada, diante do Gil Vicente. No segundo lugar ficou o Sporting, com o Gil Vicente a completar o pódio. O Benfica conseguiu apenas o quarto lugar.

Um pouco mais novos, os juvenis do Benfica (sub-17) têm o título bem encaminhado, mas ainda não conseguiram garantir a conquista. A duas jornadas do final do campeonato, os encarnados lideram a fase de apuramento do campeão com 12 pontos. O FC Porto é segundo, com 7, e na próxima jornada há um clássico Benfica-FC Porto que pode ser decisivo. Se as águias não perderem, garantem desde já o título, mas se os azuis-e-brancos vencerem adiam as decisões para a última ronda.

No terceiro lugar da fase final dos juvenis está o Nacional, com o Vitória de Setúbal no quarto lugar. O Sporting foi relegado esta época para a fase de permanência/descida, não discutindo portanto o título.

Certo é que os benfiquistas não quererão ter também nos juvenis uma desilusão semelhante àquela que viveram nos iniciados. Neste escalão, os sub-15 encarnados tinham o título nas mãos mas deixaram-no escapar no final da época. Bem no final, aliás. Sem qualquer derrota até então, o Benfica recebeu o Sporting na última jornada sabendo que um empate bastava para conquistar o título nacional. Só que já nos descontos da partida Tiago Rodrigues marcou para o Sporting e deu o título aos leões.

Se olharmos ainda para as equipas B, tratando-se estas de um habitual entreposto entre os juniores e a equipa principal - ou a venda a outros clubes para obter um encaixe financeiro - vemos que foi o Sporting quem levou a melhor na última época, seguido de perto pelo Benfica: os leões foram quintos na Segunda Liga, as águias sextas.

Quem teve uma época pouco animadora foi Luís Castro, técnico do FC Porto B que já passou pela equipa principal: a segunda equipa azul-e-branca não foi além do 13º lugar no segundo escalão português, tendo ficado até abaixo do Vitória de Guimarães B.

Classificações:
Segunda Liga:
(...)
5º: Sporting B
6º: Benfica B
(...)
13º: FC Porto B
(...)

Juniores A (Apuramento Campeão)

1º: FC Porto
2º: Sporting
3º: Gil Vicente
4º: Benfica
(...)

Juvenis (Apuramento Campeão; a duas jornadas do fim):
1º: Benfica
2º: FC Porto
3º: Nacional
4º V. Setúbal

Iniciados (Apuramento Campeão):
1º: Sporting
2º: Benfica
3º: FC Porto
4º: Anadia