Portugal qualificou-se este domingo para a Ronda de Elite de qualificação para o Europeu de futebol de sub-19, após golear São Marino, por 6-0, em jogo da segunda jornada do Grupo 1 da primeira fase de apuramento, disputado em Barcelos.

Apesar de faltar cumprir a última jornada, a equipa portuguesa, que já tinha goleado as Ilhas Faroé na primeira jornada, assegurou a passagem à fase seguinte juntamente com a Hungria, que também somou o seu segundo triunfo, precisamente sobre as Ilhas Faroé (3-1), garantindo ambas os dois primeiros postos. Na última jornada, portugueses e húngaros decidem o vencedor da "poule".

A formação portuguesa passeou a sua superioridade ao longo de todo o encontro perante um adversário empenhado e muito defensivo, mas extremamente frágil. Tó-Zé inaugurou o marcador aos quatro minutos e João Carlos elevou para 2-0 aos 42, antes de Cafú fazer o terceiro em período de compensação da primeira parte.

No segundo tempo, o técnico Edgar Borges procedeu a duas alterações, fazendo entrar João Mário e Betinho para os lugares de Pedro Almeida e João Carlos, mas o ritmo não sofreu alteração.

Portugal voltou a pressionar no meio campo adversário e logo no segundo minuto Cafú eleva para 4-0. Betinho fez o quinto golo aos 58, e o resultado final foi fixado por Cafú, que completou o seu “hat-trick” a um minuto dos 90.

No final da partida, o selecionador Edgar Borges mostrou-se satisfeito com o “dever cumprido”, mas disse que Portugal produziu “futebol suficiente para marcar mais golos”.

«De qualquer modo os objetivos estão conseguidos, por isso estou muito satisfeito com estes jogadores», sublinhou.

Relativamente ao jogo com a Hungria, Edgar Borges afirmou que a mentalidade que está a incutir nestes jovens é a de que «todos os jogos têm que ser encarados com seriedade, e contra a Hungria será assim».