Benfica e Vitória de Guimarães disputam no sábado uma inédita final da Supertaça Cândido de Oliveira de futebol, troféu que tem ‘marca' acentuada do FC Porto, que soma mais conquistas que os restantes quatro vencedores juntos.

Os ‘dragões' arrecadaram 20 troféus nas 38 edições já realizadas, o último dos quais em 2013, sob o comando de Paulo Fonseca, precisamente diante do Vitória de Guimarães (3-0), naquela que foi igualmente a derradeira conquista dos portistas, que, desde então, não venceram qualquer troféu nacional ou internacional.

Sporting (8), Benfica (6), Boavista (3) e Vitória de Guimarães (1) são as restantes equipas com vitórias na Supertaça, num total de 18, menos dois do que a soma global dos ‘azuis e brancos', que foram derrotados em nove ocasiões.

Os ‘dragões' são a equipa com maior número de presenças na prova (29), sendo que, das 20 conquistas, uma dezena foi ganha frente ao rival da Luz, nas 11 finais disputadas entre ambos.

Por seu lado, as ‘águias' vão participar pela 19.ª vez numa Supertaça e têm a possibilidade de conseguir o segundo troféu seguido - algo inédito na história do clube - depois de no ano passado terem batido o Sporting de Braga, por 3-0.

A primeira vitória dos ‘encarnados' no troféu que homenageia Cândido de Oliveira, personalidade histórica do futebol português, aconteceu à segunda edição da prova (1980), diante do eterno rival, Sporting, numa final a duas ?mãos': empate 2-2 em Alvalade, seguido de triunfo por 2-1, na Luz.

Já o Vitória de Guimarães surge na disputa pelo troféu pela quarta vez na sua história, o qual venceu numa ocasião, logo na estreia. Em 1988, os minhotos ultrapassaram a oposição do FC Porto, vencendo o jogo da primeira mão em casa, por 2-0, antes de consumarem a conquista no recinto portista, com um ‘nulo’ (0-0), no segundo encontro.

As outras duas presenças dos vimaranenses, ambas mais recentes, saldaram-se em igual número de derrotas, sempre com os ‘dragões: 2-1, em 2011, e o já referido 3-0, em 2013.

A 39.ª final da Supertaça Cândido de Oliveira, entre Benfica e Vitória de Guimarães, está marcada para sábado, a partir das 20:45, no Estádio Municipal de Aveiro.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.