O antigo futebolista do Benfica João Alves diz que não há favoritos no jogo da Supertaça entre Benfica e Sporting, considerando que os resultados da pré-época não vão influenciar o desfecho do primeiro jogo oficial da temporada.

“Não há favoritos no jogo da Supertaça. Apesar do Sporting parecer ter ideias mais bem definidas, o Benfica que se vai apresentar no jogo de domingo não será o mesmo que esteve em digressão”, afirmou o antigo internacional português à agência Lusa, acrescentando ainda que há vantagens e desvantagens para ambos os lados.

Em análise à pré-temporada dos dois grandes rivais de Lisboa, João Alves, de 62 anos, disse ainda que o Sporting parece ter acertado nas contratações feitas, as quais considerou “cirúrgicas” para a construção de uma boa equipa, que mantém a base do ano passado, com jogadores jovens, talentosos e ambiciosos.

“Parece-me que o Sporting acertou em cheio nas contratações feitas, apesar de estarmos numa fase inicial da temporada. Já o Benfica, ainda anda a ‘tapar os buracos’ criados, que passam essencialmente pelo flanco direito e pela linha da frente”, acrescentou o ‘luvas pretas’, ex-treinador dos juniores do Benfica entre 2007 e 2009.

O antigo médio, que foi bicampeão português pelas ‘águias’ em 1981/82 e 82/83, disse ainda que o Benfica perdeu elementos essenciais na dinâmica atacante e deve procurar recolocar as suas ‘peças’ com jogadores da mesma valia, cujo rendimento possa reforçar o jogo coletivo.

“O Benfica ainda não rendeu ofensivamente aquilo que costumava produzir, por isso, deve ser feita uma análise para constatar o que se passa e tomar as decisões corretas”, revelou João Alves, acrescentando porém que essa decisão cabe aos técnicos e dirigentes do clube.

No entanto, o agora treinador, que está sem clube desde 2012, depois de ter orientado os suíços do Servette durante quatro temporadas, acredita que o Benfica já tem “possíveis ideias de jogo” para a Supertaça.

“O jogo da Supertaça vai ser diferente, além de ser um jogo a ‘doer’. Eu também fiz digressões nos Estados Unidos e não é fácil treinar e jogar em condições difíceis, por isso, acredito que o Benfica vai apresentar-se no domingo com ideias de jogo diferentes”, adiantou o antigo jogador dos ‘encarnados’, que conquistou a Supertaça frente ao Sporting em 1980.

“Lembro-me de vencer a Supertaça em 1980, pois foi a única que ganhei durante a minha carreira de futebolista. Na altura, conquistar títulos no Benfica era um hábito e, como sempre, quando ganhamos ficamos felizes”, concluiu o antigo jogador, que ficou conhecido por entrar em campo com um par de luvas pretas.

Benfica e Sporting disputam no domingo a Supertaça pela terceira vez, num confronto que tem como saldo uma vitória do Benfica, em 1980, e uma do Sporting, em 1987, além de marcar o reencontro do técnico Jorge Jesus com o clube da Luz, após a sua mudança para Alvalade.