O Benfica compete esta quinta-feira frente ao Moreirense, com os olhos postos na final e na 8.ª Taça da Liga que pode conquistar. A história diz que não há clube mais bem-sucedido na prova do que as ‘águias’.

Em nove edições da prova, os ‘encarnados’ conquistaram sete, tendo chegado a nove meias-finais (contando com este ano) da competição. A última derrota remonta a 31 de outubro de 2007, quando o Benfica perdeu por 2-1 em casa do Vitória de Setúbal, na estreia da Taça da Liga, prova que os sadinos viriam a vencer.

Última derrota foi há quase 10 anos

Desde essa noite em Setúbal, que o Benfica não sabe o que é perder, visto que a única que vez que não ganhou o troféu, para além da época 2007/2008, foi frente ao Sporting de Braga, em 2012/2013. No entanto, as ‘águias’ apenas foram eliminadas nas grandes penalidades, o que, segundo os estatutos da competição, não conta como uma derrota, mas sim como um empate.

A equipa da Luz já defrontou todos os semifinalistas em edições anteriores da prova, tendo o registo mais bem-sucedido frente ao Moreirense, o seu adversário de quinta-feira. Em três partidas realizadas entre as duas equipas, os ‘encarnados’ conseguiram duas vitórias e um empate. Frente à equipa de Moreira de Cónegos, o clube lisboeta conseguiu mesmo a maior vitória fora de casa, com um resultado de 6-1, em 2015/2016.

Contra o Vitória de Setúbal, o registo conta uma vitória, um empate e uma derrota para o Benfica e contra o Sporting de Braga, o resultado é perfeitamente divisível, visto que o clube minhoto eliminou o Benfica em 2012/2013, enquanto o Benfica retribuiu o ´favor` em 2015/2016, eliminando os ‘guerreiros do Minho’ na meia-final da competição.

No total, o Benfica totaliza 45 jogos na Taça da Liga, conquistando 37 vitórias, sete empates e uma derrota. Contabiliza 98 golos marcados, 27 golos sofridos e tem uma série vitoriosa de 14 partidas. Para além das vitórias, o Benfica não perde para esta competição há 42 jogos.

Nesta época, os ´encarnados` contam só com vitórias a sua passagem pela prova. Integrado no Grupo D, com Vitória de Guimarães, Paços de Ferreira e Vizela, o Benfica conseguiu conquistar a liderança do grupo, com nove pontos (2-0 ao V. Guimarães, 4-0 ao Vizela e 1-0 ao Paços de Ferreira). Agora defronta o Moreirense, equipa que foi integrada no Grupo B e que conseguiu o apuramento, ao vencer o FC Porto (1-0), o Feirense (2-1) e empatar com o Belenenses (3-3).

Final inédita

A final-four da Taça da Liga conta também com um dado interessante. Três dos quatros membros das meias-finais desta competição são os vencedores de todas as edições da Taça da Liga até hoje, com o Benfica a somar sete vitórias finais, contra uma do Vitória de Setúbal e uma do Sporting de Braga.

Seja qual for o vencedor das meias-finais, iremos contar com uma final totalmente inédita na Taça da Liga, visto que Moreirense, Vitória de Setúbal, Benfica e Sporting de Braga nunca se encontraram na decisão da competição.

O Vitória de Setúbal-Braga realiza-se esta quarta-feira, às 20h45, no Estádio do Algarve. Já o Moreirense-Benfica realiza-se na quinta-feira, à mesma hora e no mesmo local.