Com a realização da 8.ª jornada da I Liga e da 10.ª jornada da II Liga, este fim-de-semana, vai ficar definido o alinhamento para a Taça da Liga 2020/21. O formato da prova foi alterado esta temporada, devido à pandemia da COVID-19, sendo agora composta por uma eliminatória de quartos de final, que ditará os quatro apurados para a tradicional  'final four'.

Para esses quartos de Final, a disputar a uma só mão entre 15 e 17 de dezembro, apurar-se-ão seis clubes da I Liga (os seis primeiros da tabela) e 2 clubes da II Liga (os dois primeiros da tabela, com excepção das 2 equipas B). Quem levar a melhor nesses embates dos 'quartos' garantirá, então, lugar na chamada fase final, a tal 'final four', essa sim jogada nos moldes habituais e que nesta edição terá lugar na cidade de Leiria, entre 19 e 23 de janeiro de 2020.

Qual é, então, o ponto de situação à entrada para os derradeiros jogos que ditarão o lote de apurados?

Sporting, Braga e Benfica já apurados na I Liga

No que à I Liga diz respeito, três dos seis apurados já estão definidos. São eles o Sporting, o Sp.Braga e o Benfica. Líder isolado da tabela, o Sporting, com os seus quatro pontos de avanço sobre 'guerreiros' e 'águias', tem até a certeza de que não perderá o primeiro lugar nesta ronda (em que recebe o Moreirense), pelo que sabe desde já que nos quartos de final da Taça da Liga irá receber aquele que for o 2.º classificado na II Liga no final da jornada que se disputa neste fim de semana.

Também apurados, Braga e Benfica não têm ainda posição definida, podendo mesmo eventualmente vir a ser ultrapassados pelo FC Porto, atual quarto classificado (e ainda sem apuramento garantido para a Taça da Liga). Quem estiver na vice-liderança receberá nos quartos de final da Taça da Liga aquele que for o líder da II Liga após este fim de semana, enquanto quem estiver no 3.º lugar da I Liga jogará também em casa, mas frente ao 6.º classificado do escalão principal.

Faltam, portanto, definir os outros três apurados, sendo que o FC Porto, com 13 pontos e atualmente no 4.º lugar da I Liga, é quem está em melhor posição para se juntar ao lote. Um empate chega para tal, sendo que os 'dragões' até podem perder e, ainda assim, garantir uma vaga. É que atrás de si surgem quatro equipas com 10 pontos e seria necessário pelo menos três delas vencerem e os azuis e brancos perderem na visita ao Santa Clara (que é precisamente uma dessas equipas) para correrem o risco de ficarem de fora.

Para além do Santa Clara, as outras equipas atualmente com 10 pontos são Vitória de Guimarães, Rio Ave e Nacional. Os vimaranenses visitam o Tondela, os vilacondenses visitam o Gil Vicente e os madeirenses visitam o Portimonense.

Esses são os clubes mais bem posicionados para lutarem pelas derradeiras vagas em aberto, mas a verdade é que à exceção de Portimonense, Farense, Gil Vicente e Boavista, todos os clubes ainda têm algumas hipóteses de chegar, pelo menos, ao 6.º lugar nesta 8.ª jornada (embora Marítimo e Belenenses estejam praticamente fora da corrida, dada a elevada combinação de resultados que teriam de lhes sorrir).

Note-se que o 4.º classificado ao fim desta ronda irá receber nos quartos de final da Taça da Liga o 5.º classificado.

Na II Liga uma das vagas é do Estoril e há duas equipas na luta pela outra

Uma das duas vagas disponíveis na II Liga já está atribuída, tendo sido garantida pelo atual líder da classificação, o Estoril, depois da vitória conseguida sobre o Cova da Piedade em jogo em atraso da prova. Resta saber se o conjunto 'canarinho' (que domingo recebe o Vizela) manterá a liderança da prova após a jornada deste fim de semana (o que o levaria a visitar o 2.º classificado da I Liga nos 'quartos' da Taça da Liga), ou se cairá para o 2.º posto, medindo então forças com o Sporting em Alvalade.

A outra vaga do segundo escalão na Taça da Liga será para o Mafra, ou para a Académica, sendo que ao Mafra basta um empate na receção ao Vilafranquense, enquanto a Académica precisa de ganhar na receção ao Sp.Covilhã e esperar que os mafrenses percam. Na tabela classificativa, o Estoril lidera com 22 pontos, o Mafra é segundo, com 21, e a Académica terceira, com 18.

ALIINHAMENTO DOS QUARTOS DE FINAL DA TAÇA DA LIGA

1.º da I Liga (Sporting) - 2.º da II Liga (Estoril, Mafra ou Académica)

2.º da I Liga - 1.º da II Liga (Estoril, Mafra ou Académica)

3.º da I Liga - 6. da I Liga

4.ª da I Liga - 5.º da I Liga

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.