Esta não vai ser a primeira vez que Estoril e FC Porto encontram-se esta época. Há pouco mais de um mês, na 10.ª jornada da Primeira Liga, a equipa da linha foi até ao Estádio do Dragão levar os três pontos e consumar a segunda derrota dos azuis e brancos para o campeonato.
Agora, a competição é outra e a equipa de Sérgio Conceição quer afastar os fantasmas do último jogo frente aos estorilistas.
O FC Porto vai ao Estádio António Coimbra da Mota, na quarta-feira, às 18h, defrontar o Estoril, naquele que é o primeiro jogo dos azuis e brancos para a fase de grupos da Allianz Cup.
Momento de forma:
Desde a derrota caseira diante do Estoril, a contar para a 10.ª jornada da Primeira Liga, os dragões conseguiram vencer os dois jogos que se seguiram no Campeonato Nacional, frente ao Vitória de Guimarães, por 2-1, e ao Famalicão, por 3-0. Pelo meio, o FC Porto apurou-se para a próxima fase da Taça de Portugal, depois de uma vitória expressiva frente ao Montalegre.
Ao que à Liga dos Campeões diz respeito, os azuis e brancos somaram uma vitória frente ao Antuérpia, por 2-0. Contudo, a deslocação à Catalunha, trouxe uma derrota por 2-1 contra o Barcelona, num jogo em que os portistas começaram a vencer, e que adiou a qualificação para os oitavos de final da liga milionária.
Este jogo marca a estreia do FC Porto na fase de grupos, desta temporada, da Allianz Cup.
O Estoril, após a vitória frente ao emblema portista, vinha de uma sequência de duas vitórias, uma frente ao Casa Pia, para o campeonato, e outra frente ao Mafra, para a Taça de Portugal. Contudo, no último domingo, a equipa canarinha foi derrotada na Pedreira, por 3-1, num jogo em que a equipa de Vasco Seabra até começou a vencer.
A equipa da linha está, neste momento, em primeiro lugar do Grupo D, da Taça da Liga, depois de ter vencido o Leixões por 2-1, na primeira jornada.
Histórico de confrontos:
O jogo desta quarta-feira será o 69.º encontro entre FC Porto e Estoril em todas as competições. Os azuis e brancos somam 40 vitórias, contra 15 empates e 13 vitórias por parte dos estorilistas.
No que à Taça da Liga diz respeito, este será o terceiro encontro entre as duas equipas. A vantagem nas vitórias segue também para os portistas com duas vitórias e um empate.
Se olharmos apenas para os jogos disputados no Estádio António Coimbra da Mota, o domínio continua a pertencer aos dragões mas os números são mais próximos: em 33 jogos, os azuis e brancos venceram 14 encontros, empataram nove e a equipa da linha somou dez vitórias.
Contudo, é de relembrar que o Estoril já venceu o FC Porto esta época, no início de novembro, com um golo apontado por Holsgrove.
O que disseram os treinadores:
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "É um desejo da equipa estar presente na final four. Para isso acontecer, amanhã teremos de conseguir um resultado frente ao Estoril. Dentro deste quadro competitivo, preparámo-nos para fazer por isso amanhã"
Vasco Seabra, treinador do Estoril Praia: "É sempre importante tentarmos surpreender, vamos jogar contra um adversário que tem um excelente treinador, que de jogo para jogo também faz várias 'nuances', que naturalmente provoca em nós a preparação para diferentes coisas, tal como também nós procuramos coisas diferentes para tentarmos criar essa mesma surpresa. É também verdade que acho que vamos ter pela frente um FC Porto muito forte".
O encontro terá arbitragem de Hélder Malheiro.
Estorilistas e dragões encontram-se no Estádio António Coimbra da Mota, esta quarta-feira, às 18h, poderá acompanhar o jogo AO MINUTO no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.
Comentários