Vários antigos futebolistas internacionais portugueses elogiaram esta sexta-feira o percurso do Moreirense na Taça de Liga, considerando que tudo pode acontecer na final da prova, marcada para domingo, frente ao Sporting de Braga.

Rui Águas, César Peixoto, Petit e Toni, entre outros ex-futebolistas e atuais treinadores, participaram no 'Jogo das Lendas', uma iniciativa solidária realizada em Loulé, à margem da 'final four' da Taça da Liga.

Ex-futebolista de Benfica e FC Porto, entre outros clubes, Rui Águas considerou que o Sporting de Braga "não pode esperar facilidades" no jogo do próximo domingo, embora conceda à equipa de Jorge Simão um ligeiro favoritismo.

"O Benfica era favorito, o Sporting de Braga sê-lo-á agora. Imagino, porém, que, mesmo com menos um dia de descanso, o Moreirense, que nunca sonhou estar aqui e aparece nesta final com mérito próprio, tenha uma motivação extrema de perpetuar uma página na história, não só como finalistas, mas também como vencedores", sublinhou Águas.

O antigo ponta de lança explicou que a utilização de "três dos jogadores mais rápidos do campeonato e um dos melhores médios-ofensivos portugueses [Francisco Geraldes]" foi o segredo da vitória do Moreirense sobre o Benfica (3-1), numa das meias-finais da prova.

"Numa final não há favoritos. É um jogo diferente dos de campeonato. O Moreirense, teoricamente, podia ser inferior ao Sporting de Braga, mas, depois de ter eliminado FC Porto e Benfica, está mais confiante, é perigoso no contra-ataque e acredita que pode vencer", disse, por seu lado, César Peixoto.

"Não antevejo nenhum favoritismo, embora, em termos de valores individuais, o Sporting de Braga tenha mais argumentos", disse o ex-jogador da equipa bracarense, assinalando, em relação ao jogo de quinta-feira, que o Benfica "adormeceu por completo" após o intervalo e deixou fugir a vitória para uma equipa "mais acutilante em termos ofensivos".

Também Petit, que até há poucas semanas orientava o Tondela, sustentou que "numa final nunca há favoritos", antevendo um jogo "disputado e com duas equipas em busca da vitória".

"Não será surpresa se o Moreirense ganhar. Na realidade, tendo eliminado FC Porto e Benfica, por que razão não pode ganhar ao Sporting de Braga?", questionou o antigo jogador dos 'encarnados'.

Toni, ex-técnico do Benfica, que orientou a equipa de 'lendas' portuguesas que venceu (5-3) a equipa de funcionários dos CTT num jogo de futsal solidário, disse que o "efeito-surpresa" que o Moreirense já provocou na competição poderá dissipar-se frente ao Sporting de Braga.

"Esse efeito-surpresa já aconteceu com o Benfica. Não sei como vai ser a gestão da equipa, aliás, agora já nem sei qual é a melhor equipa do Moreirense. Do outro lado, será um Sporting de Braga competitivo. Espero uma final disputada, com golos e alternância no resultado", referiu.

A final da Taça da Liga, entre Moreirense e Sporting de Braga, disputa-se no domingo, no Estádio Algarve, às 20h45.