Um empate justo para as duas equipas, apesar da formação minhota ter tido as melhores oportunidades de golo, num confronto onde o mau estado do relvado do Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, foi um dos grandes protagonistas do encontro por ter impossibilitado um bom espectáculo de futebol. As equipas esforçaram-se nesse sentido mas as condições não foram mesmo as melhores.
O primeiro golo do encontro aconteceu aos 60 minutos de jogo. Depois de Maxi Pereira não ter conseguido o corte, Douglas disparou de primeira para o golo vimaranense.
O Vitória de Guimarães descobriu a estratégia para empurrar e baralhar o Benfica no início da segunda parte e os primeiros vinte minutos foram de domínio absoluto da equipa da casa.
Mas o Benfica conseguiu igualar a partida por intermédio de Fábio Coentrão, quinze minutos depois. O médio encarnado conseguiu isolar-se e perante o guardião vimaranense não falhou e fez o golo do empate, evitando um cenário negro para o clube da Luz. Isto porque foi a equipa de Paulo Sérgio que eliminou o Benfica da Taça de Portugal.
O que uniu o Benfica e o Vitória de Guimarães durante a primeira parte foi a força extra exigida para se jogar futebol. O relvado do estádio dos vimaranenses esteve impraticável e dificultou o deslizamento da bola. Pode dizer-se inclusive que muitos dos lances que se viram durante os primeiros 45 minutos não terminaram em golo devido à dificuldade em fazer rolar o esférico.
O lance mais gritante da primeira parte esteve do lado encarnado, aos 36 minutos, depois de um mau alívio de Sérginho para a frente e Ramires, na recarga, rematou rasteiro. A bola passou muito perto do poste.
Na segunda parte, a chuva deu tréguas aos jogadores dentro do relvado e o Vitória entrou nos segundos 45 minutos a “matar” com um potente disparo de Custódio. Valeu, uma vez mais, a atenção de Júlio César. Apesar dos golos sofridos, os guardiões Serginho e Júlio César foram as figuras deste encontro.
Em cima dos noventa, o Vitória viu um golo ser anulado por Carlos Xistra devido a falta sobre Júlio César.
Nota ainda para a fraca assistência desta noite no Estádio D. Afonso Henriques. Algo pouco habitual nos adeptos fervorosos de Guimarães.
Depois de duas jornadas jogadas nesta edição da Taça da Liga, Benfica e Rio Ave ficam com quatro pontos, enquanto o Vitória tem apenas um.
Comentários