O FC Porto cumpriu a sua obrigação e derrotou esta terça-feira o União da Madeira por 3-1, em partida disputada no Estádio do Dragão e referente à segunda jornada da fase de grupos da Taça da Liga. Quintero, Quaresma e Evandro fizeram os golos portistas, Élio Martins apontou o único golo dos madeirenses no Estádio do Dragão.

Perante um adversário que milita no segundo escalão português, Julen Lopetegui aproveitou para testar vários jogadores pouco utilizados. Os "dragões de segunda linha" cumpriram o que se lhes pedia, mas não conseguiram impressionar. O jovem Ivo Rodrigues foi titular mas saiu ao intervalo depois de 45 minutos pouco inspirados e Adrián López voltou a desiludir.

A nota de grande destaque do lado portista era, no entanto, o regresso do experiente guarda-redes Helton à baliza. O brasileiro não jogava pelos "dragões" desde a grave lesão da última temporada e foi recebido debaixo de muitos aplausos dos 11,510 adeptos que marcaram presença no Dragão.

Depois de 25 minutos de pouca qualidade, o FC Porto conseguiu inaugurar o marcador por intermédio de Juan Quintero. Já que os "dragões" estavam longe de funcionar bem como equipa, o colombiano apostou num bom lance individual e acabou a rematar forte para o fundo das redes de Ricardo Campos.

Com o primeiro golo apontado, o FC Porto partiu em busca do segundo mas o guardião da equipa madeirense brilhou por duas ocasiões, a remates de Quintero e Diego Reyes. Do outro lado, Helton apanhou um valente susto aos 38 minutos, quando o jovem avançado Barnes Osei, emprestado pelo Paços de Ferreira, atirou ao poste da baliza portista.

O FC Porto foi para o intervalo com uma vantagem mínima e Julen Lopetegui lançou Ricardo Quaresma para o lugar de um muito ausente Ivo Rodrigues. O "Harry Potter" viria a dilatar o marcador aos 56 minutos, com um remate de pé direito que ainda desviou em Zarabi para trair Ricardo Campos.

A equipa madeirense reagiu e conseguiu reduzir logo de seguida, com um lance de contra-ataque rápido a culminar na finalização de Élio Martins perante Helton. Enorme passividade da defesa portista e um golo histórico, já que foi apenas o segundo da história do emblema madeirense no terreno portista.

O golo de honra, no entanto, não chegou para virar a tendência do jogo. Mesmo longe de uma exibição impressionante, o FC Porto ia cumprindo e acabou por chegar ao 3-1 final já nos dez minutos finais. Quaresma sofreu falta na grande área e Evandro, com toda a calma, apontou o terceiro golo portista.

Com os três pontos conquistados, os "dragões" assumiram a liderança do grupo D e estão muito próximos das meias-finais da Taça da Liga.

Recorde os lances do jogo.