Em dia de aniversário de Domingos Paciência, o Sporting fez a sua estreia na nova edição da Taça da Liga com um empate em Vila do Conde. João Tomás (15') e Onyewu (87') marcaram os golos.

A maior aposta de Domingos Paciência para este encontro foi a entrada de Marcelo Boeck para a baliza dos Leões, deixando Rui Patrício na banco de suplentes.

A formação de Vila do Conde entrou mais determinada perante um Leão algo adormecido depois da passagem de ano. A insistência vila-condense deu os seus frutos com o golo de João Tomás ao minuto 15 na recarga a uma primeira defesa de Boeck, após livre direto batido por Jorginho. Minutos depois, o veterano avançado português podia ter feito o segundo com um chapéu mas a bola saiu muito por cima.

Só perto do final da primeira parte é que o Sporting ameaçou a baliza defendida por Paulo Santos. O remate de Insúa levou selo de golo mas o guardião do Rio Ave fez a defesa da noite.

A segunda parte, ao contrário da primeira, trouxe um Sporting mais vivo dentro de campo, perante um Rio Ave mais fechado e a jogar em contra-ataque.

Aos 61 minutos, Capel "carregou" a bola até à grande área do Rio Ave mas, cara a cara com Paulo Santos, o guardião defendeu a bola com os dedos, enviando-a para canto.

Depois desta jogada, Diego Capel saiu do encontro para dar lugar a Marat Izmailov, que regressou assim aos relvados, depois de quatro meses de ausência.

A dois minutos dos 90, o central norte-americano estabeleceu o empate num desvio de bola ao segundo poste, após remate rasteiro de João Pereira.

Nos instantes finais do encontro, o Rio Ave esteve muito perto de levar os três pontos. Valeram as grandes defesas de Marcelo Boeck.

No primeiro jogo do Grupo A, disputado esta tarde em Barcelos, o Gil Vicente venceu o Moreirense por 2-1. Desta forma, os gilistas assumem a liderança do agrupamento.

A primeira jornada termina esta terça-feira com os jogos Portimonense - Penafiel, Nacional - Braga e Guimarães - Benfica.