Sérgio Conceição queria oferecer a Pinto da Costa o troféu que lhe falta, mas desta vez o FC Porto, pela primeira vez na era do seu atual treinador, nem sequer irá disputar a 'final four' da Taça da Liga. A desinspiração do dragão esbarrou na eficácia do Santa Clara, que soube aproveitar os erros do adversário para vencer com justiça. Chindris (17), Ricardinho (65) e Nené (90+6) foram os marcadores de serviço nos açorianos, sendo que Taremi ainda chegou a reduzir para 2-1 para os nortenhos.

O Santa Clara lidera o grupo D com quatro pontos, mais três do que o Rio Ave, que ainda tem uma réstia de esperança de se apurar para a 'final four', precisando para isso de vencer o FC Porto (apenas a cumprir calendário) no Dragão, na terceira e última jornada.

Veja o resumo

Na antevisão a este jogo, Sérgio Conceição admitiu não ser grande apreciador da rotatividade, mas o calendário sobrecarregado da equipa falou mais alto e apenas Marcano repetiu a presença na equipa inicial, em comparação com o jogo em Tondela. No lado do Santa Clara, também Nuno Campos apresentava um onze remendado.

O FC Porto entrou rematador, com várias investidas perigosas junto à área contrária, mas acabou por ser o Santa Clara a marcar, na primeira grande oportunidade que dispôs. Canto batido na esquerda, a bola ressaltou nas costas de Marcano e sobrou para Chindris, que rematou à meia-volta e bateu Marchesín (17'), assinando o seu primeiro golo em plena estreia pelo conjunto açoriano.

Esperava-se uma resposta imediata e agressiva por parte dos azuis e brancos, mas isso não aconteceu. O Santa Clara recuou e juntou as linhas e o melhor que o FC Porto conseguiu até ao intervalo foi uma defesa apertada de Ricardo Fernandes a um livre direto de Fábio Vieira (37').

Ao intervalo, Sérgio Conceição meteu em campo Sérgio Oliveira, Otávio e Luís Díaz e a equipa subiu de rendimento. Faltava, no entanto, a agressividade de outros dias. Aos 51 minutos, após um excelente desenho ofensivo dos portistas, Luís Díaz apareceu sozinho na área, mas não conseguiu finalizar. Pouco depois foi Toni Martínez a mostrar pontaria desafinada, atirando por cima na pequena área.

O FC Porto subia a parada com a entrada de Taremi, melhor marcador da I Liga, mas instantes depois os açorianos faziam o 2-0, beneficiando de um erro de Mbemba. O central dos 'dragões' entregou a bola a Luiz Phellype, que colocou de cabeça na zona frontal da área, onde surgiu Ricardinho (65') a fintar Marcano e a rematar para o fundo das redes.

A equipa azul e branca continuou a carregar, mas faltava, sobretudo, discernimento no último terço. Aos 83 minutos, Taremi finalmente acertou com a baliza: após um ressalto, o goleador iraniano apareceu isolado na área e devolveu alguma esperança ao FC Porto. Os sete minutos de compensação motivaram alguns protestos no banco do Santa Clara, mas os açorianos não só resistiram como ainda marcaram. Aos 90+6, num contra-ataque rápido, Nené antecipou-se a Mbemba e aplicou o golpe final.

Terminava assim a lição de eficácia do Santa Clara, que está perto de garantir a 'final four' pela primeira vez, enquanto o FC Porto terá de esperar mais um ano pelo troféu que lhe continua a escapar.

O momento

Santa Clara faz o 2-0: Por esta altura, o FC Porto já jogava com a artilharia pesada, mas o Santa Clara marcou (literalmente) a diferença pela eficácia. Ricardinho, depois de aproveitar um erro de Mbemba, fintou Marcano e atirou para o 2-0, num golo que injetou ainda mais confiança nos açorianos.

O melhor

Ricardinho: O médio, de 23 anos, estreou-se a marcar pelo Santa Clara e logo com um golo fundamental para o triunfo da equipa. Foi, também, um dos mais disruptivos em campo, sobretudo no contragolpe.

O pior

FC Porto: Desinspirado, amorfo e sem critério no momento da finalização. Esperava-se mais de jogadores ofensivos como Corona, Pepê, que saíram ao intervalo sem grande surpresa, e Toni Martínez.

Reações

Sérgio Conceição diz que Santa Clara "foi melhor em alguns capítulos fundamentais", Taremi lamenta falta de sorte

Adjunto do Santa Clara fala em "vitória muito importante", Ricardinho feliz pela estreia a marcar