A meia-final da Taça da Liga entre FC Porto e Sporting está a preocupar a Polícia de Segurança Pública. Ao contrário do que costuma acontecer no Municipal de Braga, desta vez o estádio estará dividido em dois, com adeptos leoninos de um lado e apoiantes dos ´dragões` noutro lado. O que levanta preocupações à PSP.
"Há algumas diferenças entre este jogo, em relação aos outros da Liga, por exemplo, entre o SC Braga e os ´grandes`. Isto porque há dois sectores: a nascente para os adeptos de um clube e a ponte para os adeptos do outro clube. Daí ser importante os adeptos terem consciência disso e não irem para sectores onde não deviam estar. O lado nascente será para os adeptos do Sporting, algo que não costuma acontecer nos jogos da Liga. E o ponte para os do FC Porto", explicou Pedro Colaço, chefe do comando operacional do distrito de Braga, em conferência de imprensa.
Naquela que é uma das maiores operações de segurança no Estádio, desde o Euro2004, a PSP estará no terreno, não só no recinto desportivo, mas também nas imediações, "de modo a evitar contacto entre os adeptos dos dois clubes que trazem maior número de adeptos: Sporting e FC Porto", declarou Pedro Colaço.
A Alameda, a rotunda junto à Restauração, a rua São Martinho, assim como as artérias na Rua 1, locais onde andarão muitos adeptos, terá sempre muito policiamento para evitar qualquer tipo de confronto, garante a PSP, que ainda não sabe como fazer para encaminhar os adeptos do Sporting para o interior do estádio.
"Ainda não é certo que iremos utilizar a caixa de segurança para adeptos. Em princípio, os adeptos do FC Porto virão de autocarro e entrarão diretamente na Alameda, na área da bancada nascente onde irão ficar. Os do Sporting, eventualmente poderão concentrar-se nalgum ponto da cidade e aí a Polícia irá avaliar qual o melhor método para os levar para o estádio", explicou o chefe do comando operacional do distrito de Braga.
Os responsáveis de segurança não sabem se Bruno de Carvalho irá deslocar-se na companhia das claques do Sporting, como fez no recente dérbi com o Benfica, mas a PSP adiante que "tudo o que seja para ajudar, será bem-vindo, quer seja presidente de clube, dirigente".
A possível presença de ´casuals` é algo que preocupa a PSP, mas, para já, não há qualquer informação nesse sentido.
"Não temos qualquer tipo de expetativa que possa acontecer [encontro de casuals] mas se acontecer, estamos devidamente preparados para o que acontecer", atirou.
O Sporting-FC Porto, da meia-final da Taça da Liga, disputa-se esta quarta-feira às 20h45, no Estádio Municipal de Braga. Na outra meia-final, agendado para o dia anterior e à mesma hora, medem forças as formações do Vitória de Setúbal e da Oliveirense, da II Liga.
Comentários