O Sporting foi esta quarta-feira ao terreno do Vitória de Setúbal perder por 2-1, em partida do grupo A da Taça da Liga, e despediu-se assim de forma precoce da prova. Frederico Venâncio abriu o marcador para os sadinos aos 19 minutos, mas Elias empatou o jogo aos 79', deixando os 'leões' próximos do Algarve. No último minuto dos 'descontos', porém, Edinho converteu uma grande penalidade e garantiu o apuramento do Vitória de Setúbal, face à vantagem na média de idades dos jogadores utilizados.

Jorge Jesus fez várias mudanças no onze inicial para este encontro, face ao elevado número de jogos que os 'leões' irão disputar ao longo deste mês, e deixou de fora figuras como Adrien Silva, Gelson ou Bas Dost. Frente a uma equipa bem organizada e destemida, o Sporting enfrentou sérias dificuldades logo no primeiro tempo do encontro.

No arranque da partida, Costinha arrancou, cruzou rasteiro e encontrou Nuno Santos, que rematou para boa defesa de Beto, guarda-redes do Sporting. Alguns minutos depois foi o Sporting a ameaçar, com Elias a rematar após uma defesa inicial de Varela. Para os sadinos valeu Vasco Fernandes a cortar.

O jogo estava fluído e interessante e aos 19 minutos viu-se mesmo um golo, da autoria de Frederico Venâncio. Nuno Pinto bateu um canto na esquerda, o central cabeceou ao poste e, na recarga, encostou para o 1-0 da equipa de José Couceiro.

Nesta altura todos se agarravam já...às contas. Mantendo-se o resultado, as duas equipas ficariam em igualdade pontual e em igualdade na diferença de golos, pelo que o critério de desempate seria algo menos comum no futebol: a média de idades dos jogadores utilizados na prova. Neste aspeto a vantagem era do Vitória de Setúbal, pelo que o Sporting ficava logo no primeiro tempo perto da eliminação.

Até ao intervalo o Vitória de Setúbal conseguiu voltar a aproximar-se da baliza leonina, mas João Amaral rematou mal aos 34', falhando a baliza de Beto.

O segundo tempo, já com Gelson Martins e Bas Dost em campo, arrancou com um lance algo polémico: o árbitro interrompeu um ataque leonino por alegado fora-de-jogo de Joel Campbell, mas o lance foi mal julgado. Castaignos ainda rematou para o fundo das redes sadinas, mas o jogo já estava interrompido.

O Sporting procurava o obrigatório golo da igualdade e este acabou mesmo por chegar quando o relógio marcava 79 minutos: Bas Dost entregou de cabeça a Elias e o médio brasileiro rematou colocado para o fundo das redes de Varela, deixando os 'leões' destacados no pódio do grupo A.

Com a igualdade conseguida, a equipa de Jesus teve duas grandes ocasiões para virar o resultado em Setúbal, mas o suplente utilizado André falhou nos dois lances, aos 88' e 89'. E já diz o velho ditado que quem não marca...

No último lance dos 'descontos', Edinho caiu na área leonina num lance disputado com Douglas e, na conversão do penálti, bateu Beto e ditou o apuramento dos sadinos para a 'final four', a disputar no Algarve. O Sporting, devido à desvantagem na média de idades dos jogadores - em pontuação e diferença de golos ficou em igualdade com a equipa de Setúbal - fica pelo caminho, tal como Arouca e Varzim.