Nacional da Madeira, Leixões e AVS (equipa nascida da junção entre o Desportivo das Aves e o Vilafranquense) são, para já, os três conjuntos da II Liga que conseguiram ultrapassar as duas pré-eliminatórias e garantir um lugar na fase de grupos da edição 2023/24 da Taça da Liga. O Tondela ainda se lhes poderá juntar, mas para tal terá de ultrapassar o V.Guimarães.

Outros conjuntos do segundo escalão, contudo, também já tinham surpreendido equipas do escalão principal na primeira ronda, e outros deram muitas dores de cabeça aos primodivisionários. Ao todo, seis equipas da I Liga caíram aos pés de formações do segundo escalão, enquanto outras precisaram de suar muito (e algumas até de recorrer a desempates por penáltis) para não serem eliminadas.

Boavista, Famalicão, Gil Vicente e Chaves surpreendidos a abrir

Com o arranque da I Liga marcado para apenas 11 de agosto, a primeira pré-eliminatória da Taça da Liga jogou-se quase um mês antes, no passado fim de semana.

Tudo começou com um embate entre duas equipas da II Liga, no qual o Torreense bateu o Mafra. Depois, o Rio Ave levou tranquilamente a melhor sobre o Ac.Viseu e o Vizela derrotou (com um golo nos descontos) um Marítimo agora a militar na II Liga. Até aqui, tudo normal.

A primeira surpresa chegaria ao final da tarde desse sábado, com o recém-criado AVS a derrotar, no desempate por penáltis, o Chaves. Estava dado o mote! Logo a seguir, a Oliveirense derrotou o Gil Vicente.

O Estoril resistiu ao Paços de Ferreira antes de, no primeiro embate entre equipas da I Liga, curiosamente entre dois recém-promovidos, Farense derrotar o Moreirense. Nova surpresa ocorreu na tarde de domingo, com um Belenenses em estado de graça a receber e vencer o Famalicão por 3-2. E a última surpresa estava guardada para a noite de segunda-feira, 24 de julho, com o Boavista a perder em casa, nos penáltis, com o U.Leiria, depois de um nulo ao fim de 90 minutos.

Portimonense e Vizela, as vítimas que se seguiram

A 2.ª pré-eliminatória de acesso à fase de grupos jogou-se neste fim de semana e as surpresas prosseguiram, ainda que a um ritmo mais moderado.

A primeira aconteceu logo no primeiro jogo, ainda na noite de sexta-feira, com o AVS a voltar a causar sensação: depois de afastar o Chaves, derrotou desta feita outro conjunto do escalão principal, agora o Vizela, garantindo uma vaga na fase de grupos.

Os dois clubes da I Liga que entraram em cena no sábado estavam avisados e, apesar de pequenos sustos, não tombaram. O Farense esteve a ganhar por 3-0 à Oliveirense, viu o adversário reduzir para 3-2, mas reduziu, e o Estoril ainda viu o Belenenses falhar um penálti com o resultado em 0-0 antes de golear os azuis do Restelo por 5-1.

A vítima seguinte dos clubes da II Liga surgiu no domingo: Em Matosinhos, o Portimonense não conseguiu desfazer o nulo nos 90 minutos e no desempate por penáltis o Leixões foi mais eficaz, derrotando os algarvios por 5-4.

Ainda no domingo, o Nacional da Madeira tornou-se na terceira equipa da II Liga a carimbar o passaporte para a fase de grupos (ainda que para tal não tenha afastado nenhuma equipa do escalão superior: afastou o Leiria, depois de ter batido o Penafiel).

O primodivisionário Casa Pia vincou de seguida a sua superioridade no terreno do Torreense, da II Liga, antes de o domingo fechar com um duelo entre equipas do primeiro escalão, no qual o Arouca superou o Rio Ave.

Por jogar nesta 2.ª pré-eliminatória está ainda o embate entre V.Guimarães e Tondela, com os vimaranenses a entrarem em cena mais tarde em virtude dos compromissos para a Liga Conferência da UEFA. Um embate no qual os beirões vão tentar surpreender e tornar-se no quarto clube da II Liga na fase de grupos, ao lado de Leixões, AVS e Nacional da Madeira.

Ponto de situação

Esta temporada, na fase de grupos os 12 clubes apurados serão divididos em quatro grupos de três, com Benfica, FC Porto, Braga e Sporting a terem estatuto de cabeças-de-série e a não poderem, por isso, calhar no mesmo grupo. Os primeiros de cada um dos quatro grupos seguirão depois para a final four.

Apurados diretamente para a fase de grupos: Benfica, FC Porto, SC Braga, Sporting (isentos das pré-eliminatórias)

Equipas da I Liga também apuradas: Farense, Estoril Casa Pia, Arouca

Equipas da II Liga apuradas: Leixões, AVS, Nacional da Madeira

Por definir: V.Guimarães (I Liga) ou Tondela (II Liga) vão medir forças pela derradeira vaga na fase de grupos a 9 de setembro.