O União da Madeira venceu, este domingo, o Belenenses por 1-0, em jogo da terceira jornada da primeira fase da Taça da Liga de futebol.
Com este triunfo, o conjunto madeirense garantiu a qualificação para a segunda fase, deixando o Belenenses de fora da competição, após ter sido ultrapassado pelo Freamunde, que foi vencer ao terreno da Oliveirense, por 2-1.
No encontro de hoje, as duas equipas praticaram um futebol lento e previsível, tornando o espetáculo tedioso, sobretudo na primeira parte, fase em que os guarda-redes tiveram pouco trabalho.
Mesmo assim, o Belenenses foi a equipa mais esclarecida nesse período, apesar de ter criado pouco lances de perigo para a baliza de Christopher.
Na etapa inicial, o União da Madeira raras vezes se acercou da baliza dos "azuis" e só mesmo numa iniciativa individual de Tiago Costa, aos 37 minutos, conseguiu incomodar Matt Jones.
Diawara respondeu pelo Belenenses, aos 44 minutos, num lance em que surgiu isolado, permitindo, no entanto, a intervenção de Christopher
Na segunda parte, a partida foi mais emotiva, com as equipas mais soltas à procura do golo.
O União adiantou-se no marcador, aos 55 minutos, através de uma grande penalidade cobrada por Tiago Costa, depois de João Afonso ter empurrado Marquinhos Júnior na área, num lance que valeu a expulsão do defesa do Belenenses.
O Belenenses tardou em reagir e, entre as iniciativas “azuis”, destacou-se a de Fredy, aos 65, que rematou forte, mas a bola saiu ao lado.
Mesmo a jogar com dez, a insistência da equipa do Restelo acentuou-se e nos minutos finais Tiago Caeiro podia ter empatado o jogo, não fora a pronta intervenção de Christopher a evitar o empate.