O Mafra recebe, esta terça-feira, o FC Porto em partida a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal.

Para chegar a esta fase da prova, o Mafra eliminou o Marítimo por 4-2 após a marcação de grandes penalidades. Na segunda eliminatória, impôs-se por 1-0 frente ao União de Santarém. O único golo da partida foi apontado por João Goulart.

No que diz respeito ao que tem sido a atuação do conjunto lisboeta na Segunda Liga, o Mafra ocupa a 11.ª posição do campeonato, depois de ter somado quatro vitórias, três empates e cinco derrotas.

O FC Porto, segundo classificado da I Liga, com 26 pontos, a oito do líder Benfica, chegou à quarta eliminatória da Taça de Portugal depois de ter goleado o Anadia por 6-0.

Momento das duas equipas

Os azuis e brancos têm realizado uma temporada com altos e baixos, sobretudo a nível interno, ao terem somado um derrota e um empate na 10.ª e 11.ª jornada da I Liga, frente ao Benfica (0-1) e Santa Clara (1-1), respetivamente. A vitória em casa frente ao Atlético de Madrid assegurou o 1.º lugar do grupo, e a presença no pote 1. Com a sorte já definida nos oitavos da Champions, já se sabe que o FC Porto vai defrontar o Inter, por isso as atenções estão agora viradas para a Taça de Portugal. No fim de semana, e após o moralizador triunfo frente ao conjunto de Diego Simeone, os dragões receberam e golearam o Paços de Ferreira por 4-0. Os golos dos azuis e brancos foram apontados por Evanilson (4´ e 39´), Taremi e Juan Delgado na própria baliza.

Em relação ao Mafra, equipa orientada por Ricardo Sousa, vem de duas moralizadoras vitórias na Segunda Liga, frente ao SC Covilhã por 3-2 e Torreense (0-1).

O encontro desta terça-feira será o primeiro encontro entre estes dois emblemas, que nunca se defrontaram a nível de competições oficiais.

O FC Porto terá algumas baixas confirmadas para o encontro no distrito de Lisboa. Zaidu, Verón e Pepe são baixas confirmadas na equipa orientada por Sérgio Conceição. Cláudio Ramos será também o jogador escolhido para defender a baliza da equipa azul e branca.

O que dizem os dois treinadores

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto

"Em Mafra, espero um jogo de Taça, e que ela não aconteça. Se olharmos para o que aconteceu na ronda anterior, caíram oito equipas da Liga. Isso tem a ver com o que é a Taça de Portugal, o segundo título mais importante para nós. Teremos de estar no nosso melhor. O Mafra é uma equipa competente, tem um treinador [Ricardo Sousa] que tem feito um trabalho muito interessante, esta época com algumas dificuldades de início, mas um trabalho positivo."

Ricardo Sousa, treinador do Mafra

“Vai ser um jogo especial, sem dúvida. O FC Porto é a casa que me criou. O nome Sousa vai estar sempre ligado à história do FC Porto. Vai ser especial, mas é um jogo em que não vou abdicar das minhas convicções e vou defender o Mafra até à minha última gota de suor."

Arbitragem

Hélder Malheiro é o árbitro nomeado para o encontro entre o Mafra e o FC Porto. Trata-se do segundo jogo dirigido esta época pelo árbitro da AF Lisboa, depois de ter estado no triunfo dos azuis e brancos por 5-1 sobre o Marítimo na 1.ª jornada da I Liga.Será auxiliado por José Luzia e Hugo Coimbra. Hugo Silva é o quarto árbitro.