
O Gil Vicente recebe esta quinta-feira o Sporting, em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal. As duas equipas não atravessam o melhor momento da temporada, e procuram, não só passar às meias-finais da 'prova-rainha', como também retomar a senda das vitórias e recuperar a confiança necessária para o que falta do campeonato.
As cinco derrotas consecutivas atiraram os gilistas para a zona perigosa da tabela; já o Sporting viu desaparecer a vantagem que tinha na liderança do campeonato nas últimas três jornadas. Alguém verá o seu ciclo negativo interrompido.
Momento de forma
As duas equipas chegam a esta partida em momentos pouco animadores da temporada. Depois de mês e meio muito positivo, com quatro vitórias e três empates, seguiram-se quatro derrotas consecutivas, um registo que ditou o despedimento do treinador Bruno Pinheiro.
O novo treinador, José Pedro Pinto, não teve propriamente o melhor arranque, tendo sofrido nova derrota, agora diante do Casa Pia. Este registo de cinco desaires consecutivas atirou os gilistas para uma zona perigosa da tabela, apenas a dois pontos do lugar de 'playoff' de manutenção.
Do outro lado está um Sporting que viu esfumar-se os seis pontos de vantagem que tinha no topo da classificação. Os empates com FC Porto, Arouca e AVS permitiram ao rival Benfica colar-se ao rival no topo da tabela. Depois da eliminação da Liga dos Campeões, o foco da equipa de Alvalade está agora totalmente nas provas internas, com a grande prioridade a ser, assumidamente, a conquista do bicampeonato.
Apesar das duas equipas estarem a direcionar a sua atenção para a liga, a Taça de Portugal surge como uma oportunidade, em primeiro lugar, de reconquistar a confiança necessária para a reta final da temporada, e também para ficar cada vez mais perto da final do Jamor.
Histórico de confrontos
Este será o 51º jogo entre Gil Vicente e Sporting. Nos cinquenta jogos realizados até ao momento, os leões somam 33 vitórias, contra oito dos gilistas, sobrando ainda nove empates.
Relativamente aos jogos realizados em Barcelos, os verdes e brancos continuam em vantagem no histórico, somando treze vitórias, contra seis dos minhotos, e ainda sete igualdades.
Se olharmos apenas para a Taça de Portugal, apenas por uma vez Gil Vicente e Sporting se defrontaram na 'prova-rainha'. Curiosamente, o resultado acabou por sorrir aos gilistas; na temporada 1998/99, o Gil Vicente de Álvaro Magalhães bateu o Sporting de Mirko Jozic por 3-2, graças aos golos de Casquilha, Almani Moreira e Diocleciano.
A última visita do Sporting a Barcelos aconteceu já esta temporada. Na 15ª jornada da Primeira Liga, os leões não conseguiram melhor que um empate a zero, naquele que foi o último jogo de João Pereira como treinador dos campeões nacionais.
O que disseram os treinadores
José Pedro Pinto, treinador do Gil Vicente: "O Sporting está no topo dos topos no futebol português: é campeão e líder da Primeira Liga, mas a Taça de Portugal é, por tradição, o momento em que equipas de dimensão inferior se podem afirmar e mostrar caráter e trabalho. Temos a oportunidade de marcar um ponto de viragem em relação ao passado recente e dar uma vida nova para o que resta da época"
Rui Borges, treinador do Sporting: "Acho que o Gil joga muito bem, valoriza muito o jogo ofensivo, tem muita qualidade no último terço, muito difícil porque gosta de jogar. Acho que nos vai criar bastantes problemas, tem um treinador diferente, mas não mudou muito a sua estrutura ofensiva e defensiva. Pela capacidade e qualidade individual é uma equipa muito boa a jogar em sua casa. Mas não podemos em momento algum perder o rigor. É uma equipa que vai estar motivada porque quer estar motivada"
O árbitro
Cláudio Pereira foi o escolhido para arbitrar a partida entre minhotos e leões. O árbitro da Associação de Futebol de Aveiro será auxiliado por Tiago Costa e Sérgio Jesus. A dupla de vídeo-arbitragem será composta por Rui Costa e Nuno Manso.
É a décima primeira vez que os gilistas encontram o juiz portuense. Nos outros dez encontros, os de Barcelos somam três vitórias, quatro empates e três derrotas.
No caso do Sporting, os leões irão disputar o seu décimo jogo sob arbitragem de Cláudio Pereira. Em nove ocasiões, a equipa de Alvalade soma oito vitórias e apenas uma derrota.
Comentários