Um golo de Gabriel, aos 95 minutos, deu a vitória ao Benfica frente ao Famalicão. No jogo da primeira-mão das meias-finais da Taça de Portugal, os 'encarnados' marcaram primeiro por Pizzi, de penálti, mas permitiram a reviravolta dos nortenhos, com golos de Pedro Gonçalves e Toni Martinez. Rafa voltou a empatar, antes de Gabriel fazer o golo da vitória aos 95 minutos.

Apesar da vitória, este acaba por não ser o melhor dos ensaios para o Benfica, antes da deslocação ao terreno do FC Porto, num jogo que pode decidir muito do título da Primeira Liga. Uma vitória deixará os 'encarnados' com dez pontos de vantagem, na liderança.

Veja as melhores imagens do jogo.

Muitas mudanças a pensar no clássico do Dragão

Na antecâmara do clássico no Dragão, que pode deixar quase resolvida as contas do campeonato, Bruno Lage optou por fazer algumas alterações neste jogo, já a pensar no encontro com o FC Porto do próximo sábado. Ferro, Vinícius e Rafa ficaram no banco, dando os seus lugares a Jardel, Chiquinho e Seferovic. Destaque para Vlachodimos, que fez a sua estreia na Taça de Portugal (Zlobin defendeu as redes do Benfica nos anteriores encontros). Já o técnico João Pedro Sousa trocou de laterais esquerdos, fazendo alinhar Coly no posto de Alex Centelles. Roderick também ficou no banco.

Numa Luz com pouco público (jogo a começar às 19h15 a uma terça-feira), o primeiro sinal de perigo é do Benfica, com Chiquinho a atirar por cima logo aos 10 minutos, a passe de Pizzi. Quatro minutos é Pizzi a testar Vaná, num livre direto, mas o guarda-redes ex-FC Porto defendeu com os punhos.

Os famalicenses, melhores neste jogo em relação ao da Primeira Liga (derrota por 4-0 aqui na Luz), tinham mais bola, mais paciência, na construção, explorando o espaço no meio e também nas laterais, com os Gonçalves, Pedro e Diogo, e ainda Fábio Martins, muito interventivos. Quer em ataque posicional, quer em ataques rápidos, os homens de João Pedro Sousa criavam perigo. Aos 17 minutos, surgiu a melhor oportunidade de toda a primeira parte: Diogo Gonçalves foi lançado por Racic na direita, centrou de pronto ao segundo poste onde apareceu Pedro Gonçalves sozinho, a atirar para fora. O ex-Braga tinha tudo para marcar.

Com pouco espaço e com muitas dificuldades em ligar com os homens da frente, eram as arrancadas de Taarabt que iam empurrando o Benfica para a frente. Seferovic, muito solicitado, andou quase sempre em posição irregular. Aos 27 minutos chegou a atrasado a um centro venenoso de Pizzi. Até ao fecho da primeira parte, destaque para dois cabeceamentos para fora: Seferovic aos 31, a passe de André Almeida, e o próprio André Almeida aos 45.

Cinco golos na 2.ª parte. Meio-campo do Benfica 'estoirou'

Curiosamente é o Famalicão a voltar melhor para o segundo tempo, com Fábio Martins, aos 47 e 48, a rematar mas a não acertar com o alvo, em dois lances de contra-ataque.

Depois de uma primeira parte com poucas oportunidades, o Benfica vai chegar ao golo aos 51 minutos por Pizzi, na transformação de uma grande penalidade. O lance nasce de uma bola na mão de Riccieli, após centro de Seferovic. O central do Famalicão tinha o braço afastado, longe da sua posição natural, pelo que o árbitro Hugo Miguel apontou para a marcar do castigo máximo.

O golo galvanizou o Benfica e 'acordou' os adeptos na Luz. Empurrados pelos cânticos vindos da bancada, os 'encarnados' ganharam ascendente no jogo e estiveram perto do 2-0 aos 58 minutos, mas Fábio Martins, com um corte espetacular, impediu que a bola chegasse até Chiquinho. O avançado 'encarnado' preparava-se para fazer golo.

Com o Benfica mais subido no terreno, aproveitou o Famalicão para explorar esse espaço e marcar. Aos 60 minutos, Diogo Gonçalves fez uma arrancada espetacular desde o seu meio-campo, passou por três adversários e deixou a bola em Diogo Gonçalves que entrou na área e devolveu ao seu colega, que só teve de encostar. Grande golo dos nortenhos.

A aposta do Benfica numa dupla de avançados mais fixos, deixava o meio-campo da equipa de Lage mais exposto no momento da perda da bola em zona ofensiva, e mercê dos contra-ataques do Famalicão, uma equipa com jogadores velozes nos corredores e rápidos a pensar e a executar. Foi assim que surgiu a 'cambalhota' no marcador aos 73 minutos, pelo avançado espanhol Toni Martinez. Diogo Gonçalves acelerou no corredor central, após perda de bola do Benfica no ataque, serviu Toni Martinez que rematou rasteiro e colocado, batendo Vlachodimos pela segunda vez. Reviravolta na Luz.

Mas o Famalicão nem teve tempo de saborear a vantagem já que, cinco minutos depois, o Benfica empatou. Vinícius recebeu entre os centrais, rodou e rematou forte, Vaná defendeu para a frente onde estava Rafa a encostar para o 2-2. Na resposta, o Famalicão podia ter marcado de novo mas Pedro Gonçalves perdeu imenso tempo dentro da área e quando rematou, a bola bateu em Ruben Dias, obrigando Vlachodimos a defesa apertada, para canto, aos 79 minutos.

Gabriel dá vitória aos 95

Com o jogo partido e o Benfica mais perigoso, João Pedro Sousa trocou Toni Martinez por Anderson e Fábio Martins por Rúben Lameiras, refrescando a frente de ataque, e lançou ainda o central Roderick Miranda no posto de Pedro Gonçalves, ficando assim com um meio-campo mais robusto.

Numa altura em que a Luz já desesperava e o Famalicão já contava com o empate, Gabriel subiu até a área para desviar de cabeça, um canto de Grimaldo e dar a vitória ao Benfica, no último dos cinco minutos de desconto.

Os 'encarnados' continuam na senda de vitórias mas Lage não deve ter gostado da exibição da equipa, que deu muito espaço ao Famalicão, principalmente no segundo tempo. O meio-campo do Benfica 'estoirou' nos segundos 45 minutos.

No próximo sábado o Benfica defronta o FC Porto no Dragão para a Primeira Liga,  num jogo que pode decidir muito do título da Primeira Liga. Uma vitória deixará os 'encarnados' com dez pontos de vantagem, na liderança.

Confira o resumo do encontro:

 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.