O Benfica está na quarta eliminatória da Taça de Portugal. Os campeões nacionais foram até aos Açores golear o Lusitânia, do Campeonato de Portugal, por 4-1. Tiago Gouveia, João Mário e Arthur Cabral estrearam-se a marcar pelos encarnados esta época, Rafa fez o outro golo.
Enzo Ferrara fez o tento da formação de Angra do Heroísmo, após penálti cometido por Aursnes. Segunda derrota do Lusitânia, em oito jogos esta época (tinha perdido com o Rabo de Peixe para a Série C do Campeonato de Portugal.
Na próxima terça-feira o Benfica recebe a Real Sociedad para a terceira jornada da Liga dos Campeões. O Lusitânia só joga no dia 28 de outubro, diante do CD Gouveia, para o Campeonato de Portugal.
FOTOS: As melhores imagens da partida
Jogo quase de sentido único
Esperava-se que Roger Schmidt fizesse mais alterações no onze, face as ausências de Bah, Kökçü e Di María, lesionados, e também porque na terça-feira o Benfica mede forças com a Real Sociedad na Champions. Mas o técnico neerlandês mexeu pouco, lançando Samuel Soares na baliza, Aursnes como lateral direito, Bernat na esquerda, Chiquinho no meio e Arthur Cabral e Tengstedt na frente.
No pesado campo do Estádio João Paulo II, o Benfica conseguiu desbloquear cedo o jogo que podia tornar-se complicado com o passar do tempo. Numa das incursões de Aursnes pela direita, o homem que é pau para toda a obra centrou para um desvio de calcanhar de João Mário que só parou no fundo das redes de Diogo Sá. O guardião dos açorianos foi surpreendido pela rapidez de execução do médio do Benfica, que fez o primeiro golo da época.
Antes, Rafa Silva e João Mário tinham obrigado o guardião contrário a aplicar-se. Aos 12, Tengstedt atirou ao lado, quando estava em boa posição.
O ataque da equipa que milita no Campeonato de Portugal, quarta divisão do futebol nacional, só se viu aos 24 minutos, num remate espontâneo do avançado Gonçalo Cabral, que Samnuel Soares encaixou.
Aos 36 minutos, Raga fugiu no limite do fora de jogo após passe de Chiquinho e atirou a contar. Os açorianos pediram fora de jogo mas o árbitro validou o golo. Um lance difícil de ajuizar, até porque não há VAR nesta fase da Taça de Portugal.
Antes o intervalo, o Lusitânia reduziu, numa grande penalidade transformada por Enzo Ferrara. O lance nasce de um toque com o cotovelo de Aursnes na cara de Gonçalo Cabral. O árbitro Marco Baixinho estava perto e não teve dúvidas em marcar penálti. Antes desse lance, o mesmo Gonçalo Cabral tinha obrigado Samuel Soares a grande defesa, em mais um remate de pé de esquerdo de fora da área.
Ao intervalo, Roger Schmidt tirou o apagado Tengstedt e Bernat para lançar Gonçalo Guedes e Jurasek.
Arthur Cabral acaba com seca, Tiago Gouveia estreia-se a marcar
No segundo tempo o Benfica tentou cedo matar as aspirações do Lusitânia no jogo, na tentativa de fazer um terceiro golo que desacreditasse ainda mais a equipa de Ricardo Pessoa. Arthur Cabral teve nos pés essa possibilidade aos 52 mas falhou a finalização; Gonçalo Guedes, João Neves e Rafa tentaram bater Diogo Sá pela terceira vez, mas sem sucesso.
Aos 68 minutos, Arthur Cabral colocou um ponto final no jejum de golos, ao fazer o primeiro de águia ao peito, ao cabo de oito jogos. Depois de uma recuperação de Chiquinho a meio-campo a Legatheaux numa reposição de Diogo Sá, a bola chegou a Gonçalo Guedes que isolou o brasileiro. O ex-Fiorentina picou a bola por cima do guarda-redes, fazendo o 3-1.
Com os dois golos de vantagem no marcador, Schmidt aproveitou para dar minutos a Tiago Gouveia e Petar Musa, nos postos de Rafa e Artur Cabral.
Com o passar do tempo, o físico começou a pesar no jogador açorianos, muito também por culpa do relvado, que foi ficando cada vez mais pesado com o passar do tempo.
Depois de dois golos anulados a Gonçalo Guedes, o Benfica marcou finalmente por um dos suplentes. Tiago Gouveia correu quase meio-campo, bateu um adversário na velocidade e picou a bola para mais um grande golo. Primeiro golo do extremo esta época pelo Benfica.
O Benfica soma assim a oitava vitória seguida a nível nacional. Na próxima terça-feira os encarnados defrontam a Real Sociedad, para a Liga dos Campeões, na Luz.
Comentários