O Benfica visita sexta-feira o Moreirense, num dos jogos que abre a quarta eliminatória da Taça de Portugal em futebol e na qual encontra um oponente que já provocou dissabores a outro candidato, ao eliminar o Sporting.

É certo que a derrota dos “leões” em Moreira de Cónegos (3-2 após prolongamento) coincidiu com um dos piores momentos do futebol leonino esta temporada, mas o Benfica não está imune a sobressaltos na Taça, a avaliar pelas últimas campanhas.

Jorge Jesus já disse algumas vezes que a Taça de Portugal é um dos seus objetivos, mas nas três últimas épocas o técnico viu a equipa sair de prova muito antes daquilo que desejaria: à quarta eliminatória (2009/10), às meias-finais (2010/11) e aos oitavos (2011/12).

Em Moreira de Cónegos o Benfica é, mesmo assim, favorito, num jogo em que encontrará o penúltimo classificado do campeonato e verá regressar o seu capitão, o brasileiro Luisão, suspenso de todas as provas desde 14 de setembro.

O defesa central, que será titular, cumpriu castigo, a nível nacional e na “Champions”, em função de uma agressão ao árbitro alemão Christian Fischer, durante um jogo particular entre o Benfica e o Fortuna Dusseldorf, a 11 de agosto.

Na sexta-feira entrará igualmente em ação o Sporting de Braga, que procurará o apuramento para os oitavos de final em jogo fora com o Pampilhosa, da II divisão, e antes de, tal como o Benfica, jogar para a Liga dos Campeões na terça-feira.

Os bracarenses têm tudo para seguir em frente e também contrariarem a tendência de derrota na competição, na qual foram apenas quatro vezes finalistas e uma vez vencedores. A última final data de 1998, com uma derrota no Jamor com o FC Porto (3-1).

Os “dragões”, os segundos com mais títulos na prova (16), atrás de Benfica (24), têm dominado a Taça nos últimos anos e sábado visitam o Nacional, na Choupana. É um campo difícil, mas os insulares (14.ºs na Liga) atravessam uma época menos boa.

A quarta eliminatória, que se disputa entre sexta-feira e domingo, oferece ainda mais dois jogos entre equipas da principal Liga.

O primeiro é um encontro de “Vitórias”, com o Setúbal a receber no domingo o Guimarães, e o segundo entre Paços de Ferreira e Olhanense.

A Académica, detentora do troféu – na final do último ano bateu o Sporting no Jamor (1-0) -, tentará domingo em Coimbra o apuramento para a ronda seguinte (a disputar no fim de semana de 01 e 02 de dezembro) frente ao Penalva do Castelo, da terceira divisão.

Quarta eliminatória da Taça de Portugal:

- 16 nov:
Pampilhosa (II) - Sporting de Braga (L1), 18:45.
Moreirense (L1) – Benfica (L1), 21:00.

- 17 nov:
Aguiar da Beira (III) - Marítimo (L1), 15:00.
Farense (II) - Beira-Mar (L1), 17:00.
Nacional (L1) - FC Porto (L1), 20:15.

- 18 nov:
Oliveirense (L2) - União de Leiria (II), 14:00.
Oliveira do Hospital (III) - Fabril (III), 14:00.
Lourinhanense (III) - Feirense (L2), 14:00.
Mirandela (II) - Gil Vicente (L1), 14:00.
Tourizense (II) - Santa Clara (L2), 14:00.
Arouca (L2) - Rio Ave (L1), 14:00.
Paços de Ferreira (L1) - Olhanense (L2), 15:00.
Académica de Coimbra (L1) - Penalva do Castelo (III), 15:00.
Belenenses (L2) - Pedras Rubras (III), 15:00.
Vitória de Setúbal (L1) - Vitória de Guimarães (L1), 20:15.
Desportivo das Aves (L2) - Coimbrões (II)/Operário (II)/Caldas (III). a)

a) Aguarda conclusão de processo de averiguações ao Operário por alegada utilização irregular de um jogador frente ao Caldas, na segunda eliminatória.