Benfica goleou, esta sexta-feira, o Cova da Piedade por 4-0, em partida a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal. Pizzi e Carlos Vinicius bisaram e assim as águias seguem em frente na competição.

Veja o resumo da partida

Uma das curiosidades da partida com o Cova da Piedade seria tentar perceber, se voltaria a haver Taça, depois de no dia de ontem o Sporting ter caído com um estrondo na competição.

A equipa da margem sul entrava em campo naturalmente galvanizada, apesar da posição delicada na tabela da segunda liga, com um 16.º lugar na classificação.

Para a estreia das 'águias' na Taça de Portugal, Bruno Lage operou seis mudanças, com destaque para as duas referências ofensivas, com RDT e Vinicius na frente de ataque.

Se se perspectivavam dificuldades para o Benfica, os encarnados começaram por não querer adensar qualquer possibilidade de surpresa. É certo que os primeiros 15 minutos ainda foram divididos, mas os homens de Lage não facilitaram. O Benfica criou a primeira oportunidade da partida logo à passagem do minuto 6´. Vinicius atirou às malhas laterais, depois de um cruzamento de Grimaldo.

Foi essa a tónica da primeira parte, com o Benfica quase sempre a ter a iniciativa, e com o Cova da Piedade a tentar dar um ar da sua graça, explorando os lances de bola parada. Na resposta, a equipa da casa, respondeu num pontapé de canto, a criar 'frisson' a Zlobin.

Foi um primeiro sinal, contudo pífio para fazer frente ao campeão nacional. Na resposta, o Benfica chamou para si o comando do jogo e esteve novamente perto do golo. Pizzi isolou-se, mas Tony Batista, um nome que foi muitas vezes entoado pelos comentadores, apareceu a evitar o pior para os da casa.

Sem grande dinâmica na circulação, o Benfica ia ainda assim construindo lances de perigo. Raúl de Tomás voltou a pôr o guardião da casa à prova, com um cabeceamento, mas fraco para defesa fácil do 'keeper' do Cova.

Até ao final da primeira parte, o Benfica teve nova grande oportunidade, ao minuto 23´ num lance em que Vinicius recuperou a bola, isolou-se, mas acabou por falhar o que parecia certo.

Sem grande resposta do adversário, o encarnados basculavam de forma 'pachorrenta'. Ainda assim, e sem pressionar muito o adversário, o Benfica conseguiu chegar ao golo ainda antes do intervalo. Numa combinação entre Vinicius e Pizzi, o médio português finalizou, num lance algo confuso, com a bola a acabar por entrar na baliza.

Os encarnados chegavam ao intervalo com o que mais queriam: Uma vantagem preciosa.

A segunda parte acabou por ser muito diferente. Os jogadores devem ter levado um valente 'puxão de orelhas' de Bruno Lage ao intervalo e a equipa transfigurou-se.

Logo a abrir, os visitantes dilataram a vantagem, num bis de Pizzi numa recarga a um remate de Raúl de Tomás.

Mais rápida sobre a bola, a equipa do Benfica empurrava o adversário para a sua área, com o guardião Tony Batista constantemente em sobressalto.

Jorge Casquilha tentou mudou o curso do jogo: Mudou a tática, - tinha começado o encontro com cinco defesas, e apostou na experiência de Edinho para a frente de ataque. Contudo, as 'águias' não estavam na disposição de dar grandes veleidades.

Ao minuto 63´, a equipa de Bruno Lage estancou as mudanças no adversário e colocou uma 'pedra' no jogo. Caio Lucas já dentro da área serviu Vinicius que fez o mais fácil.

A partir do terceiro golo, o técnico encarnado procurou fazer descansar alguns jogadores. Retirou Caio Lucas, Samaris e Pizzi e fez entrar Gedson, Florentino e o Cervi.

Do lado da equipa de Almada, Edinho ainda se tentou mostrar, com um remate de muito longe, mas o destino do jogo estava traçado.

Até final, o Benfica ainda chegou à goleada. Carlos Vinicius bisou e anotou o golo nº 4 com a camisola das águias. Numa recuperação de bola de Gedson, o médio serviu o brasileiro que fez novamente o 'gosto ao pé' com uma bomba.

Vitória justa dos encarnados, que fizeram o suficiente para chegarem à próxima eliminatória da Taça de Portugal.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.