Declarações de Carlos Carvalhal, treinador do SC Braga, de Paulo Oliveira e Lukas Hornicek, jogadores dos minhotos, após a derrota com o Benfica.

Carlos Carvalhal

Resultado é justo? "Se é justo ou não, ... quem ganha é sempre justo. Na primeira parte tivemos uma boa oportunidade pelo Racic, apesar do pendor ofensivo maior do Benfica, que acaba por estar vencer e até podia ter ampliado. Na segunda parte, uma boa reação da nossa parte, os nossos meninos-adultos a terem uma prestação muito boa, a mostrarem que estão preparados para estes desafios. Caímos mas caímos de pé."

VEJA AS MELHORES IMAGENS DO ENCONTRO

Perdeu Bruma para o Benfica em janeiro: "Não vale a pena falar das assimetrias que existem no futebol português. O SC Braga está num patamar diferente em termos de orçamento, mas em termos pontuais aproxima-se dos que estão acima. A prestação e gestão tem permitido ao SC Braga aproximar-nos mais do que as diferenças orçamentais. Não nos vamos agarrar aos orçamentos, vamos fazer o nosso jogo, porque os orçamentos não jogam. Há muita gente com grande capacidade, jovens, mas preparados para estes jogos. O presente e futuro está aqui nestes bravos que estiveram dentro do campo."

Muita juventude no SC Braga: "O futuro está assegurado, há aqui gente de muita capacidade. Nem gosto de falar se são jovens ou adultos, porque são jogadores com muita capacidade. Têm a particularidade de terem essas idades, mas têm maturidade para chegar aqui e jogar assim. Acima de tudo estou muito satisfeito porque temos vindo a evoluir, somos totalmente diferente do início da época. É uma equipa muito competitiva e agora vamos prosseguir o caminho até final"

Aceita o desafio de Bruno Lage de o Braga ser candidato ao título? "Aceito o desafio de domingo, jogo muito difícil com o Rio Ave. Mas vamos com ambição de conseguir os três pontos. É jogo a jogo, mesmo. Este já passou e o jogo mais importante das nossas vidas é o próximo com o Rio Ave."

Paulo Oliveira

Análise ao jogo: "Cai um objetivo que tínhamos desde o início do ano. Estivemos melhor na segunda parte do que na primeira, em que tivemos algumas perdas de bola que deram algumas transições perigosas, uma das quais deu golo, no caso uma perda de bola minha. São estes pormenores que fazem a diferença. Mas a equipa bateu-se bem, juntou-se quando tinha de se juntar. Tentamos jogar quando assim era possível, mas não conseguimos passar à próxima fase."

Braga com boa 2.ª parte: "Sim, o jogo dava acesso a uma meia-final. Corremos mais riscos atrás, acentuámos a possibilidade de o Benfica poder fazer mais transições, mas nos últimos 20 minutos tínhamos de arriscar um pouco mais para tentar marcar um golo que nos levasse para prolongamento. O Tirsense fez um excelente percurso, merece todo o respeito do Benfica. Era um acesso a uma meia-final, ficámos tristes com este objetivo que caiu, agora resta-nos o campeonato."

Objetivo na I Liga é acabar no pódio? "O nosso desafio é ganhar o próximo jogo frente ao Rio Ave, uma equipa complicada. Vamos fazer tudo por tudo para trazer os três pontos. No final do campeonato queremos ficar o mais acima possível."

Lukas Hornicek

Vitória do Benfica é justa?  "Não consigo dizer. O Benfica esteve muito bem na primeira parte, mas entrámos bem na segunda e, talvez, merecíamos o empate."

Braga cai numa prova que queria ganhar: "Num clube como o Braga temos sempre o objetivo de vencer todas as taças e o campeonato. É um objetivo que cai mas temos de olhar para o campeonato, para o próximo jogo contra o Rio Ave que queremos ganhar."

Sente pressão por estar  substituir Matheus na baliza? "Eu já estava preparado, tenho essa pressão desde os sub-19. Claro que não é uma pressão tão grande, aumenta quando chegamos à equipa principal e temos de saber lidar com isso. Estou a jogar, confiante e a mostrar que estou bem. A equipa também está bem e a responder de uma boa maneira."

O Benfica, recordista de troféus na competição, com 26, qualificou-se hoje para as meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ao vencer o Sporting de Braga por 1-0, nos quartos de final, no Estádio da Luz, em Lisboa.

O avançado grego Pavlidis marcou o único golo do encontro, aos 39 minutos, passando a somar 11 tentos nos últimos 10 jogos.

Nas meias-finais, o Benfica vai medir forças com o Tirsense, primeira equipa do quarto escalão do futebol português a marcar presença nesta fase, com primeira mão em Santo Tirso e segunda na Luz, em encontros previstos para abril.