O FC Porto vai prosseguir a defesa da Taça de Portugal em futebol em casa do Mafra, do segundo escalão, em encontro da quarta eliminatória da prova, que vai decorrer entre terça e quinta-feira.
Os 'dragões', que iniciaram a sua prestação na prova 'rainha' do futebol português na ronda anterior, ao golearem em casa do Anadia, da Liga 3 (terceiro escalão), por 6-0, são claramente favoritos, frente a um Mafra que ocupa presentemente o 11.º lugar da II Liga.
A equipa de Sérgio Conceição, apesar de se encontrar no segundo lugar provisório do campeonato, a cinco pontos do líder Benfica, mas com mais um jogo, apresenta-se motivada com a recente conquista do primeiro lugar no seu grupo da Liga dos Campeões, além de ter regressado às vitórias na I Liga, ao golear no sábado o Paços de Ferreira por 4-0.
Do outro lado, vai surgir um Mafra igualmente motivado, equipa que na Taça ultrapassou na segunda eliminatória o União de Santarém, do Campeonato de Portugal (quarto escalão), e na terceira o Marítimo, da I Liga, em jogo decidido nos penáltis. No campeonato, está igualmente em recuperação, tendo vencido os dois últimos compromissos.
Numa ronda que já não conta com o Sporting, surpreendido na terceira ronda pelo Varzim, da Liga 3, o Benfica tem teste difícil na Amoreira diante do Estoril, equipas que vão se defrontar apenas três dias depois de medirem forças para o campeonato, igualmente na casa dos estorilistas.
Do lado dos 'encarnados', a motivação continua em alta, equipa que ainda não perdeu nos 22 jogos oficiais já disputados na época, com 18 triunfos e quatro empates, lidera a Liga com cinco pontos de avanço para o FC Porto, mas tem menos um jogo, e, na Liga dos Campeões, apurou-se para os 'oitavos' vencendo um grupo que contava ainda com Paris Saint-Germain e Juventus.
Já o Estoril vem realizando um campeonato sem sobressaltos, ocupando presentemtente o 10.º lugar com 16 pontos - quatro vitórias, quatro empates e três derrotas -, enquanto na Taça ultrapassou na ronda anterior com alguma dificuldade o Amora, da Liga 3, vencendo por 3-2.
Igualmente com aspirações em conquistar o troféu, o Sporting de Braga surge como favorito na receção ao Moreirense, líder destacado da II Liga, num dérbi minhoto que vai encerrar na quinta-feira esta eliminatória.
Os 'arsenalistas' atravessam um bom momento, depois de terem chegado ao segundo lugar da Liga na 11.ª jornada, e, apesar de não terem conseguido se manter na Liga Europa, vêm de resultados positivos nas competições europeias, que lhe permitem ainda disputar o 'play-off' da terceira competição da UEFA, a Liga Conferência Europa.
Apesar de ter caído para a II Liga, o Moreirense está apostado em regressar rapidamente ao principal escalão, liderando esta prova com uma boa margem para o terceiro lugar, que dá apenas acesso ao 'play-off' de subida, enquanto, na Taça, superou na terceira ronda o Vilafranquense, também da II Liga, e na segunda o Lajense, vencendo em casa desta equipa dos distritais dos Açores.
Depois da 'razia' de equipas da I Liga na ronda anterior - foram eliminadas oito -, são 10 as que vão tentar seguir em frente, sendo que pelo menos três vão 'cair', devido as confrontos entre formações deste escalão: Gil Vicente-Arouca, Vitória de Guimarães-Vizela e Estoril Praia-Benfica.
Além dos 10 primodivisionários, estão ainda em prova oito da II Liga, seis da Liga 3 e oito do campeonato de Portugal, sendo que, para a quinta eliminatória (oitavos de final), ainda estarão em competição pelo menos cinco equipas dos dois escalões mais baixos dos campeonatos nacionais, devido aos confrontos diretos.
Comentários