O FC Porto começa a defender o título na Taça de Portugal esta sexta-feira, diante do Vilar de Perdizes, jogo que será disputado no Estádio Municipal de Chaves. O encontro devia realizar-se no Estádio Dr. Diogo Vaz Pereira, em Montalegre, mas não houve acordo entre a autarquia do distrito de Vila Real e o clube para o efeito.
O Vilar de Perdizes, sexto classificado da Série A do Campeonato de Portugal, entrou na Taça de Portugal na segunda eliminatória, com uma goleada ao Vasco da Gama da Vidigueira por 5-1.
Os dragões entram em campo às 20h45 desta sexta-feira, poucos dias antes da deslocação ao terreno do Antuérpia, para a 3.ª jornada da Liga dos Campeões. Sérgio Conceição deverá aproveitar este jogo para dar minutos a jogadores menos utilizados, e poupar os que estiveram ao serviço das respetivas seleções a meio da semana. O técnico deverá recorrer à equipa B até porque tem sete lesionados no plantel principal.
Cláudio Ramos deverá ser o guarda-redes, como acontece habitualmente nas Taças. Na lateral direita deverá estar João Mário, um dos poucos jogadores do onze que ficou no Olival durante a paragem das competições de clubes para jogos das seleções. Jorge Sánchez chegou tarde à Invicta após representar o México, mas deverá ser opção para lateral esquerda, posição sem opções já que Wendel juntou-se a Zaidu entre os lesionados.
O lateral Rodrigo Pinheiro, da equipa B, é outro nome em equação para o onze, tal como João Mendes e Martim Fernandes, laterais esquerdo e direito, respetivamente, da equipa B.
Ainda na defesa, as grandes incógnitas estão na zona central. Pepe e Marcano estão lesionados, pelo que Sérgio Conceição terá de gerir com cautelas os minutos dos jogadores disponíveis. Zé Pedro, promovido da equipa B, deverá manter-se no onze, onde terá a companhia de Fábio Cardoso, já que David Carmo cumpre castigo.
Na zona intermédia, Grujic e Romário Baró estão na linha da frente para serem titulares, tal como Bernardo Folha, que costuma jogar pela equipa B. Vasco Sousa, também dos Bês, é outra opção.
Na frente, é de esperar que Gonçalo Borges seja uma das opções nas alas, tal como Francisco Conceição, que brilhou ao serviço dos sub-21 de Portugal. Namaso, Toni Martinez e Fran Navarro também são fortes hipóteses para o onze.
Momento de forma
O FC Porto vai tentar manter-se na rota dos triunfos, depois da vitória na última ronda da Liga diante do Portimonense. Os dragões só ganharam por 1-0, num jogo que era importante vencer, após as derrotas com Benfica e Barcelona (Champions).
Já o Vilar de Perdizes sonha em ser um tomba-gigante na Taça. Neste David contra Golias onde o favoritismo é todo do FC Porto, a equipa de Vitor Gamito, técnico de 35 anos, quer provocar uma surpresa.
Nos seis jogos realizados na Série A do Campeonato de Portugal, o emblema de Montalegre venceu dois, empatou dois e perdeu outros dois, marcou nove golos e sofreu... outros nove.
Nos guerreiros da raia, destaque para a presença de vários jogadores dos continentes americanos. São quatro colombianos, três brasileiros, dois norte-americanos e até um jogador de Trinidade e Tobago.
O que dizem os treinadores
Sérgio Conceição (FC Porto): "Rodar a equipa? Era o primeiro passo para me dar mal e para não ganharmos. Estamos preocupados em preparar este duelo contra uma equipa que usa um sistema que vamos conhecendo cada vez melhor e que está a ser adotado pela maioria das equipas: ‘3-4-3’, que, a defender, passa para ‘5-4-1’. Quando estão a perder, fazem um ‘4-4-2"
Vitor Gamito (Vilar de Perdizes): "Somos um dos melhores ataques da Série A [do Campeonato de Portugal], e temos o melhor marcador, neste momento, André Mendy. Uma equipa que tem, também, um pouco de Sérgio Conceição nela, naquilo que é o controlo das transições, a pressão pós-perda fortíssima, a agressividade, cobrir a bola a campo inteiro e que nunca vira a cara à luta"
O Vilar de Perdizes-FC Porto, da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, arranca às 20h45 desta sexta-feira e poderá ser acompanhado, AO MINUTO, no SAPO Desporto.
Comentários