Sérgio Conceição deverá aproveitar o jogo da Taça de Portugal frente ao Fabril do Barreiro para ver em ação os jogadores menos utilizados esta época e dar minutos aos que ainda não foram utilizados. O técnico ainda não conta com o grupo completo, após o compromisso das seleções, e na terça-feira há um jogo importante na Liga dos Campeões frente ao Marselha, pelo que este jogo da Taça servirá para rodar jogadores e descansar os mais utilizados

Na baliza a aposta deverá recair em Cláudio Ramos ou Diogo Costa. Na temporada passada o técnico utilizou o jovem internacional sub-21 em todos os jogos da Taça de Portugal e Taça da Liga, com Marchesín a defender as redes na I Liga e provas da UEFA. Com três guarda-redes disponíveis, é provável que a escolha recaia em Cláudio Ramos, guardião internacional português que chegou ao Dragão a custo zero esta época, depois de terminar o seu contrato com o Tondela. Diogo Costa esteve ao serviço dos sub-21 de Portugal e esta época já foi titular na I Liga, na derrota em casa frente ao Marítimo por 3-2.

Na lateral direita deverá haver mudanças. Carraça, que também chegou a custo zero depois de terminar o seu vínculo com o Boavista é uma das hipóteses. Se Conceição quiser mexer muito na equipa, então Nanu deverá ser titular mas no lado esquerdo da defesa, descansando assim Manafá e Zaidu, que ainda nem voltou da seleção da Nigéria.

O central Diogo Leite esteve em bom plano nos sub-21 de Portugal de Portugal (titular nos 90 minutos frente a Bielorrússia, Chipre e Holanda) e deverá fazer dupla com Malang Sarr. Pepe está a recuperar de lesão, Mbemba deverá descansar, ele que, tal como Zaidu, ainda não voltou da sua seleção (RD Congo).

Onze provável do FC Porto (4-4-2) frente ao Fabril
Onze provável do FC Porto (4-4-2) frente ao Fabril

A lesão de Grujic abre a porta a Loum no centro do terreno, onde o senegalês deverá ter a companhia de Romário Baró, um dos poucos que ficou no Olival a trabalhar durante os compromissos das seleções. Rodrigo Valente, da equipa B, tem trabalhado com o grupo e poderá ser uma aposta, embora Otávio seja o principal candidato a titularidade. O brasileiro é um dos homens de confiança de Conceição e convém não descaraterizar muito a equipa, mesmo se tratando de um adversário da Terceira Divisão.

Na frente há mais soluções. É quase certo que Nakajima será uma das apostas, ele que marcou presença em apenas seis jogos esta época. O japonês parece ter recuperado a confiança de Sérgio Conceição e nos jogos a que foi chamado, respondeu sempre bem.

Felipe Anderson, reforço de inverno, também deverá ocupar uma das alas ofensivas dos dragões frente ao Fabril. O brasileiro ainda está em período de adaptação e este jogo servirá para ganhar minutos e mostrar ao técnico que poderá contar com ele. Para as alas ainda há o jovem João Mário.

Na frente há também muitas soluções. O golo marcado ao Portimonense na derradeira ronda da I Liga coloca Taremi na linha da frente para ser titular pela primeira vez. O golo deu confiança ao iraniano, pelo que Sérgio Conceição não deverá abdicar dele para este jogo onde deverá descansar Marega, o avançado mais utilizado até agora.

Onze provável do FC Porto (4-3-3) frente ao Fabril
Onze provável do FC Porto (4-3-3) frente ao Fabril

A outra solução será lançar Toni Martinez no onze. Mas o técnico até pode apostar nos dois (Toni Martinez e Taremi), se optar por um 4-4-2. Outra hipótese será jogar com Taremi encostado à direita, tal como faz Marega em alguns jogos, recuando Nakajima para o meio-campo para fazer trio de médios com Romário Baró e Loum.

Há jovens da equipa B que também poderão merecer a confiança do técnico. O lateral esquerdo Carlos Gabriel, o avançado Danny Loader, os extremos Francisco Conceição (filho de Sérgio Conceição) e Gonçalo Borges são nomes a ter em conta e que até poderão constar na ficha de jogo.

A proximidade do jogo com o Marselha levará Conceição a poupar os jogadores mais utilizados, pelo que é quase certo uma revolução na equipa que irá defrontar o Fabril.

No sábado o FC Porto irá medir forças com o Fabril, do Campeonato de Portugal, na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Acompanhe o Fabril-FC Porto no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.