O capitão do Dumiense ambicionou hoje repetir a surpresa conseguida frente ao Sporting na edição anterior da Taça de Portugal de futebol, quando, na terceira eliminatória, concretizou o golo solitário do triunfo do Varzim sobre os ‘leões’.

“É sempre bom jogar contra um clube grande, ainda por cima na sua casa. Jogar fora vai ser bom para este clube e para todos os atletas. Vamos tentar fazer aquilo que eu fiz no ano passado. Os dois clubes [Dumiense e Varzim] não têm nada a ver com o outro, mas vamos tentar fazer o mesmo”, vincou o defesa João Faria, em declarações ao Canal 11.

O Dumiense, do Campeonato de Portugal, quarto escalão nacional, vai visitar o Sporting, terceiro clube mais titulado da Taça de Portugal, com 17 êxitos, na quarta eliminatória da Taça de Portugal, determinou o sorteio decorrido hoje na Cidade do Futebol, em Oeiras.

“Visitar um ‘grande’? Foi ao encontro [da expectativa]. Temos aqui muita qualidade para mostrar e toda a gente gosta de jogar nesses estádios. Acho que vai ser bom para todos. Certamente, será um dia especial para nós e para o clube. Acho que a união que temos mostrado até agora e que tem vindo a crescer irá fazer a diferença nesse jogo”, apontou.

João Faria, de 33 anos, foi protagonista na terceira ronda da edição 2022/23 da Taça de Portugal, ao assegurar a surpreendente vitória (1-0) do Varzim, da Liga 3, sobre a equipa de Rúben Amorim, num confronto que foi transferido da Póvoa de Varzim para Barcelos.

Nessa época, o Dumiense, que era campeão distrital da Associação de Futebol de Braga e recém-promovido ao Campeonato de Portugal, começou por afastar três adversários e apenas ‘caiu’ na deslocação ao primodivisionário Famalicão (1-4), da quarta eliminatória.

O 11.º classificado da Série A do quarto escalão já igualou essa prestação em 2023/24, após ter derrotado em casa o União de Santarém, líder da Série C da mesma divisão, na segunda ronda (4-3, após prolongamento), e o AVS, primeiro da II Liga, na terceira (1-0).

A visita do Dumiense ao Sporting acontece no fim de semana de 25 e 26 de novembro e possibilitará a concretização de “um sonho” ao avançado Diogo Ribeiro, que passou pela formação do clube de Alvalade e é o melhor marcador dos minhotos, com quatro tentos.

“Sabemos que o Sporting é uma equipa muito forte, mas tenho a certeza de que será um jogo disputado e não irá ser nada de favas contadas, como se costuma dizer. Eu acredito perfeitamente que, se formos unidos, até podemos causar uma surpresa. Tendo visto os jogos deles com o Olivais e Moscavide [vitória por 3-1, na terceira fase] e com o Varzim, acho que o Rúben Amorim não vai facilitar e apresentará a melhor equipa”, reconheceu.