O Sporting venceu ao início da tarde desta quinta-feira, em Bucareste, o Dínamo Kiev por 2-1, em partida em atraso dos oitavos de final da UEFA Youth League, marcando assim encontro com o Benfica nos quartos de final.

Num jogo com grande simbolismo histórico, dado que foi o primeiro disputado por uma equipa ucraniana em provas da UEFA desde a invasão da Ucrânia por parte da Rússia, os leões chegaram ao intervalo a vencer por 2-0, viram o adversário deduzir no segundo tempo e ameaçar mesmo o empate, mas resistiram e vão agora receber o Benfica em Alcochete, nos quartos de final da prova.

Inicialmente agendado para 2 de março, em Kiev, este duelo dos oitavos de final da prova foi adiado e remarcado para Bucareste devido ao conflito armado que se vive na Ucrânia. Por essa razão, o Sporting ofereceu uma camisola ‘leonina’ aos jogadores do Dinamo Kiev com a mensagem ‘Peace for Ukraine’ (Paz para a Ucrânia).

Diogo Cabral foi o herói da turma leonina, ao bisar no encontro, com Brazhko a marcar para o Dínamo de penálti a meio do segundo tempo.

O primeiro golo surgiu logo aos depois minutos, após boa combinação com Mateus Fernandes. Depois, o segundo golo do atacante leonino chegou aos 28 minutos, desta feita após assistência de Dário Essugo. O Sporting desperdiçou, depois, algumas ocasiões para chegar ao 3-0 e viu o adversário reagir.

Já no segundo tempo, Rafael Fernandes derrubou Voloshyn na área leonina e Brazhko não perdoou na conversão do castigo máximo. A partir daí os leões acusaram algum nervosismo e viram o Dínamo ficar por duas vezes muito perto do 2-2 nos instantes finais da partida, mas o resultado não sofreu mais alterações.

A turma de Alvalade continua, desta forma, a fazer história na competição, visto que depois da já inédita presença nos oitavos de final chega agora aos 'quartos', onde tem encontro marcado com o 'eterno rival' (quarta-feira, 13 de abril, em Alcochete), pelo que na 'final four' desta UEFA Youth League 21/22 estará uma equipa portuguesa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.