Quatro anos depois do início das obras e após um investimento de 4,2 mil milhões de euros, eis o SoFi Stadium, o estádio mais caro de sempre. Situado em Inglewood, California este emblemático espaço tem com capacidade para 72.240 espetadores quando recebe jogos de futebol americano. Para outros eventos, a capacidade pode chegar aos 100.873 espetadores.

Esta imponente maravilha arquitetónica situada em Los Angeles, Estados Unidos, foi inaugurada no dia 08 de setembro e recebeu o seu primeiro grande evento desportivo no passado domingo, com a vitória dos Los Angeles Rams sobre os Cowboys, em jogo da Liga de Futebol Norte-americano (NFL).

A obra nasceu do desejo do milionário Stan Kroenke, dono dos LA Rams, de ver a sua equipa a jogar em Los Angeles, cidade que que não via futebol americano desde 1994, quando os Rams foram jogar para Saint Louis. Stan Kroenke comprou um terreno em Hollywood Park, em Inglewood, onde antes havia uma pista de automóveis para transforma-lo na nova casa da sua equipa. À ele juntou-se Dean Spanos, proprietário dos LA Chargers e, juntos, fizeram nascer o SoFi Stadium, a nova casa dos Rams e Chargers.

Luxo e tecnologia

No imponente e majestoso SoFi Stadium impera o luxo e a tecnologia de ponta. Fixado no centro da cobertura do estádio (translúcida, para fazer entrar luz solar para o relvado e bancadas) está um painel eletrónico de vídeo oval, com cinco mil metros quadrados de ecrã de dupla face com resolução de 4 K. Este ecrã, denominado 'The Oculus', acompanha a disposição das bancadas e é formado por 80 mil painéis LED com mais de 80 milhões de pixels, com 260 sistemas de áudio e 56 antenas de rede wireless 5 G.

SoFi Stadium, o estádio mais caro do mundo
SoFi Stadium, o estádio mais caro do mundo créditos: SoFi Stadium

Quem tiver acesso aos 13 mil lugares premium do estádio terá direito a uma aplicação no seu smartphone para se orientar e saber onde está e onde pode ir e ainda a memorização do local onde deixou a sua viatura, nos 53 mil lugares do parque de estacionamento. No futuro, os 13 mil detentores de lugares premium poderão, no seu telefone, ver as repetições das jogadas quase em tempo real, quando o recinto receber jogos da NFL.

Além dos 13 mil lugares premium, o SoFi Stadium dispõe de 260 camarotes VIP de luxo.

Localizado a seis quilómetros do aeroporto internacional de Los Angeles e a 24 km do centro da cidade, o SoFi Stadium está assente sob 37 pilares, de 30 metros de altura cada, para dar suporte a gigante cobertura de 35 mil painéis de alumínio que cobrem a zona exterior do recinto.

Palco dos Jogos Olímpicos de 2028 e Mundial2026 com 'naming right' mais valioso do mundo

Aqui irão decorrer as cerimónias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2028 mas, dois anos antes, também será palco de alguns jogos do Mundial de 2026 que será organizado pelos EUA, Canadá e México. Já está confirmado que o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de 2026 terão lugar no SoFi Stadium. Antes, irá receber o Superbowl 2022, a final do campeonato de futebol norte-americano.

Parte dos cinco mil milhões de dólares gastos na sua construção serão recuperados em publicidade e naming right. A Social Finance (SoFi), que representa as organizações financeiras privadas que atuam com investimento social, adquiriu os direitos sobre o nome do recinto, ao preço de 30 milhões de dólares (25 milhões de euros) por ano, nos próximos 20 anos. De acordo com a agência Bloomberg, este é um investimento recorde no desporto no que a naming right diz respeito.

Além do recinto desportivo, a área contempla um hotel de luxo com 300 quartos, um espaço para concertos com seis mil lugares, além de uma área de 90 mil metros quadrados para escritórios.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.