O primeiro de quatro volumes da “Obra Seleta” do filósofo Manuel Sérgio, referência nos estudos da motricidade humana, foi hoje apresentado, numa homenagem que contou com testemunhos de José Mourinho, Rui Vitória e José Peseiro.

Decorrida no Centro de Juventude de Lisboa, a apresentação contou com dois painéis, um primeiro de apresentação da “obra de uma vida” e um segundo com testemunhos de “discípulos” de Manuel Sérgio, entre eles vários treinadores de futebol de sucesso.

Através de vídeos, os três técnicos agradeceram ao seu professor e amigo e frisaram a importância de Manuel Sérgio no desporto português, com José Mourinho a destacar a “maneira profunda e permanente” como o marcou durante o seu caminho académico.

“O contacto manteve-se e só lhe posso agradecer. Tenho tido uma carreira com muitos momentos bons e tem estado sempre ao meu lado, momentos menos felizes e ao meu lado esteve. Cada palavra do professor tem uma profundidade, inteligência e empatia extraordinários”, realçou José Mourinho, que orienta atualmente os italianos da Roma.

Já Rui Vitória, selecionador de futebol do Egito, salientou a “pessoa emblemática” e “o privilégio de beber muitas das ideias” de Manuel Sérgio, que implementou na sua vida.

“Ensinou-me tudo o que é a minha visão do desporto e do futebol. Tenho uma grande admiração e estima e sou eternamente grato ao professor Manuel Sérgio. Esta obra vai ser novamente algo simbólica, que vai ficar na nossa literatura”, sublinhou o treinador.

Por outro lado, José Peseiro, que orienta a seleção da Nigéria, para além de agradecer tudo o que Manuel Sérgio “tem proporcionado pela visão epistemológica do mundo, da sociedade, do futebol e da vida”, lembrou os tempos em que eram aluno e docente.

“Foi há 40 anos, íamos todos à pressa para o anfiteatro para tomarmos o melhor lugar e não perder pitada da aula, mesmo aqueles que se ‘baldavam’ às outras aulas”, frisou.

A obra seleta de Manuel Sérgio, que completa 90 anos este ano, reúne a essência das suas anteriores obras e de alguns artigos em periódicos, com revisão crítica, numa vida dedicada, e reconhecida, sobretudo ao estudo do desporto e da motricidade humana.

O primeiro volume intitula-se "A ciência da motricidade humana”, com os seguintes a chamarem-se “O desporto enquanto projeto ético e político”, “Filosofia, corporeidade, desporto-cultura” e “Poesia toda”, englobando todas as diversas dimensões das obras.