O presidente do Governo dos Açores considerou hoje ser uma “bela ambição” ter um atleta olímpico da região nos próximos anos, admitindo uma “reformulação” da política desportiva de alto rendimento.

“Creio que isso é uma bela ambição para podermos trabalhar na reformulação da política desportiva de alto rendimento nos Açores. Trata-se de uma oportunidade e um desafio. Estamos aqui já a fazer um bom lastro porque se trata de uma prática desportiva [ginástica aeróbica] de alto rendimento e a nossa aposta neste e na formação pode muito bem justificar-se. Aceito como um bom objetivo para a governação a uma década atingir estes resultados”, declarou José Manuel Bolieiro.

O presidente do Governo dos Açores recebeu, em audiência, em Ponta Delgada, o campeão mundial de aeróbica em juniores, o açoriano Tiago Pinheiro, ginasta do Clube de Atividades Gímnicas de Ponta Delgada (CAGPD).

José Manuel Bolieiro sublinhou o “muito esforço e o talento, associado ao treino, à vontade de superação das limitações e uma capacidade instalada de treino e de escola, que enalte os Açores na capacidade que têm”.

O campeão mundial Tiago Pinheiro considerou, por seu turno, que “com um bocadinho de esforço consegue-se tudo”, conciliando a escola com o treino de três horas diárias e “abdicando-se de feriados e férias para se alcançar o que se alcançou".

Tiago Pinheiro, que ficou em 2021 em terceiro lugar no mundial da modalidade, quer agora, depois de se sagrar campeão, assegurar o primeiro lugar no europeu da modalidade, em 2023, na Turquia, com o apoio da treinadora Alexandra Barroso.

O atleta integra o Clube de Atividades Gímnicas de Ponta Delgada, uma Instituição de Utilidade Pública Desportiva (JO Nº72-2ªSÉRIE-12-4-11) que surgiu em 2008, na continuidade do trabalho realizado pelo Ginásio Corpore (1992).

O clube promove diversas disciplinas gímnicas na ilha de São Miguel, nomeadamente ginástica aeróbica com atletas na seleção nacional e em alto rendimento.

O clube tem vários atletas distinguidos em vários escalões na modalidade a nível nacional e internacional.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.