A câmara de Vila Nova de Gaia vai investir cerca de um milhão de euros no campo de S. Tiago, em Oliveira do Douro, um equipamento que foi abandonado e agora servirá a formação, foi hoje anunciado.
“Este novo campo servirá várias freguesias e estará ao dispor da comunidade, sendo mais uma estrutura ao dispor dos clubes para a formação das camadas mais jovens do concelho”, refere o presidente da câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, citado em comunicado.
O campo de S. Tiago, localizado em Oliveira do Douro, foi utilizado pelo Futebol Clube de Oliveira do Douro, mas a insuficiência de dimensões regulamentares para participações desportivas fez com que fosse abandonado, uma vez que o clube construiu um novo espaço.
Em comunicado, a autarquia de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, dá conta de que pretende investir “sensivelmente um milhão de euros” para dar ao espaço “um novo uso e criar condições para a sua utilização e rentabilidade”.
A requalificação deverá estar pronta no início de 2022.
De acordo com a autarquia, o projeto prevê “recuperar o máximo possível de elementos construídos, tendo em consideração o seu estado de conservação e segurança para os futuros utilizadores”.
O projeto inclui o arranjo da cobertura da bancada, mas os balneários que atualmente demonstram “conforto muito deficitário” não serão recuperáveis, sendo necesário investir em novos, a par de instalações sanitárias para o público com condições para pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada.
Soma-se a inclusão, junto à entrada, de uma sala de espera, uma secretaria, um posto médico e uma arrecadação para equipamentos desportivos.
Quanto ao túnel que faz a comunicação entre balneários e campo de jogo, esse será mantido e requalificado, a par da bancada para cerca de 270 lugares sentados.
Já o campo de jogo será de relva sintética e o espaço será redimensionado para acolher dois campos para futebol de sete e um campo para futebol de nove.
No comunicado, a câmara de Gaia descreve que “o futuro estádio municipal de S. Tiago tem mais de 7,5 mil metros quadrados e 5,6 dos quais são área de jogo”.
Este equipamento fica a sensivelmente um quilómetro do Estádio Municipal da Lavandeira, também localizado em Oliveira do Douro, espaço que de acordo com a autarquia “encontra-se totalmente lotado com quatro grupos desportivos, quer ao nível da formação, como do futebol sénior, não tendo, por isso, capacidade para albergar todas as necessidades desportivas”.
“Deste modo, com a requalificação do campo de S. Tiago será possível aumentar a oferta na área formativa, um domínio que a câmara de Gaia reconhece como fundamental para o desenvolvimento dos jovens, contribuindo para a melhoria da saúde física e mental e para a promoção da cidadania ativa e da inclusão social”, termina a autarquia.
Comentários