No dia 05 de outubro, os encarnados puderam festejar com a conquista a Supertaça de basquetebol masculino pela 14.ª vez, ao vencer o CAB Madeira, por 104-74, em Sines, na 33.ª edição da prova. O Benfica confirmou o domínio no historial, no qual é secundado pela Ovarense, com oito títulos, e sucedeu ao FC Porto, vencedor em 2015/16, depois de quatro títulos consecutivos das 'águias'.

A fuga ao fisco volta a ser um dos temas do ano

Portugal - Islândia: Ricardo Carvalho
Portugal - Islândia: Ricardo Carvalho créditos: epa05365370
Ricardo Carvalho substitui pena de prisão por multa
Ricardo Carvalho substitui pena de prisão por multa
Ver artigo

Um dos temas mais 'quentes' do ano foi a fraude fiscal no seio do futebol e, a 06 de outubro, o Tribunal Regional de Madrid condenou o futebolista internacional português Ricardo Carvalho a sete meses de prisão por crimes fiscais, cometidos em 2011 e 2012, relacionados com a ocultação de receitas provenientes dos direitos de imagem. No dia seguinte, soube-se que Ricardo Carvalho terá acordado com a Autoridade Tributária o pagamento de uma multa de 142.822 euros, que o livrou da pena de sete meses de prisão por fraude fiscal imposta pela justiça espanhola.

O mês dos apuramentos para o Mundial2018

Adeptos da Islândia celebram apuramento da sua seleção
créditos: AFP/LUSA/Leicester City

A Islândia tornou-se a primeira estreante no Mundial de futebol de 2018, ao vencer o Kosovo por 2-0, em Reiquiavique, e conquistar o Grupo I europeu de apuramento para a prova marcada para a Rússia.

Portugal derrotou Suíça e garantiu passaporte para o Mundial
Sorteio Mundial: Fernando Santos fala em grupo "difícil" e atribui favoritismo à Espanha
Sorteio Mundial: Fernando Santos fala em grupo "difícil" e atribui favoritismo à Espanha
Ver artigo

A seleção portuguesa de futebol também não falhou à chamada, tendo qualificado-se pela sétima vez, e quinta consecutiva, para a fase final de um Mundial, ao vencer em casa a Suíça por 2-0 e conquistar o Grupo B europeu de apuramento. No final os jogadores portugueses fizeram a festa no centro do relvado, com uma gigante bandeira de Portugal. E para finalizar, todos reunidos, cantaram A Portuguesa, juntamente com os mais de 60 mil que ´empurraram` Portugal para a Rússia. O Mundial de futebol de 2018 realiza-se na Rússia, de 14 de junho a 15 de julho.

No dia 14, o FC Porto conquistou a Supertaça António Livramento em hóquei em patins, ao derrotar o Sporting de Tomar, por 7-3, em jogo disputado no Entroncamento. Recordista de vitórias na Supertaça, o FC Porto conquistou o troféu pela 21.ª vez, segunda consecutiva.

Cristiano Ronaldo, simply the best

Diego Maradona: "Doeu-me a alma não dar o The Best a Messi"
Diego Maradona: "Doeu-me a alma não dar o The Best a Messi"
Ver artigo

No dia 23, mais um dia glorioso para Cristiano Ronaldo e o país. O internacional português Cristiano Ronaldo foi eleito pela quinta vez o melhor futebolista do ano da FIFA, prémio agora designado ‘The Best’, igualando o ‘penta’ do argentino Lionel Messi. Depois dos triunfos em 2008, 2013, 2015 e 2016, o ‘capitão’ da seleção lusa foi o vencedor do prémio correspondente à parte da temporada 2016/17, já que conta o período compreendido entre 20 de novembro de 2016 e 02 de julho de 2017. Nestes mais de sete meses, Cristiano Ronaldo ajudou o Real Madrid a vencer o Mundial de clubes, com ‘hat-trick’ no jogo decisivo, a Liga dos Campeões, com um ‘bis’ na final com a Juventus (4-1) e um total de 11 tentos na prova, e a Liga espanhola.

Outra vez Hamilton

Hamilton é campeão da Fórmula 1 em 2017
O piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) celebra o seu quarto título mundial de Fórmula 1, apesar de ter sido apenas nono no Grande Prémio do México. EPA/Jose Mendez

Já com o mês quase a terminar, ainda houve tempo para ver o piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) conquistar pela quarta vez o Mundial de Fórmula 1, apesar de ter sido apenas nono no Grande Prémio do México, 18.ª de 20 provas do campeonato de 2017. Hamilton, que já tinha arrebatado o Mundial em 2008, 2014 e 2015, igualou os quatro cetros do francês Alain Prost e do alemão Sebastian Vettel, ficando apenas atrás do alemão Michael Schumacher (sete) e do argentino Juan Manuel Fangio (cinco).

1.º de Agosto revalida o título de campeão angolano de futebol

No mesmo dia (29), o 1.º de Agosto revalida o título de campeão angolano de futebol, vencendo na penúltima jornada do campeonato, em Luanda, os ‘aviadores' do ASA, por 1-0, conquistando o 11.º Girabola da sua história. A equipa dos ‘militares' de Luanda, que não era campeã desde 2006, venceu com um tento de Buá, aos 51 minutos, e dois de Ary Papel, nos instantes finais, num embate em que Gelson, reforço do Sporting, ainda falhou um penálti.

Reveja todos os temas mais importantes de 2017 na Revista do Ano preparada pela equipa do SAPO Desporto

Revista do Ano 2017

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.