O secretário de Estado da Juventude e Desporto timorense disse hoje que o Governo decidirá “oportunamente” se vai ou não cancelar os Jogos da CPLP previstos para julho em Díli, devido aos riscos da epidemia de Covid-19.

Até lá, explicou Nélio Isaac em declarações à Lusa, o Governo “continuará a trabalhar nos preparativos para o evento”, que será o maior acontecimento desportivo de sempre em Timor-Leste.

“O Governo não tomou qualquer decisão sobre a possibilidade de cancelamento por causa do novo coronavírus. A decisão será tomada em Conselho de Ministros”, explicou.

“Sei que tem havido alguns comentários sobre essa possibilidade, mas da nossa parte continuamos a trabalhar para os preparativos para os Jogos da CPLP”, referiu.

Nélio Isaac explicou que o Governo tem vindo a tomar várias medidas preventivas de resposta ao Covid-19 – não há ainda casos registados em Timor-Leste – e que o assunto voltou a ser debatido na reunião do executivo na quarta-feira.

As autoridades timorenses têm vindo nos últimos meses a preparar a realização do evento, que será o maior acontecimento desportivo de sempre em Timor-Leste.

As preparações estão já a ser condicionadas pelos limites orçamentais impostos pelo regime de duodécimos com que o país vive desde 01 de janeiro, devido ao chumbo da proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2020.

Em fevereiro o Governo aprovou um orçamento de cerca de 511 mil dólares (468.65 euros) para a primeira fase de preparativos dos Jogos da CPLP, que decorrem em Díli entre 12 e 20 de julho.

Trata-se de um primeiro pacote orçamental que servirá igualmente para a organização da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorre na mesma altura em Díli.

Isaac explicou que o orçamento inicialmente previsto, de 2,25 milhões de dólares (dois milhões de euros), foi condicionado pelo chumbo do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2020 e o facto do país estar em duodécimos.

Na primeira fase os fundos destinam-se a aspetos como a preparação do secretariado para apoio às delegações da conferência e dos jogos.

Será ainda destinado dinheiro para melhorias a várias infraestruturas desportivas, entre as quais melhorias e construção da tribuna para espetadores nos campos de ténis da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL).

Haverá ainda uma intervenção no Estádio Municipal de Díli, no centro da cidade, cujas obras estão paradas há vários anos e onde se realiza a cerimónia de abertura do evento.

Entre as melhorias contam-se o campo de vólei de praia, no bairro de Lecidere, na parte leste da capital, onde é necessário mudar quatro estruturas de venda de fruta para permitir acessos de espetadores à praia.

“Vamos ainda arrancar com a publicidade e promoção dos jogos para que a população de Timor-Leste saiba que em julho teremos aqui um evento desportivo internacional e também para promover a identidade e mascote dos jogos, o Lafaek [crocodilo em tétum]”, explicou.

O orçamento inicial destina-se igualmente a apoiar as equipas nacionais timorenses das várias modalidades e para o percurso, por todo o Timor-Leste, da Tocha dos Jogos.

Todos os aspetos dos jogos deverão ficar definitivos em março quando Díli acolhe a última reunião preparatória dos diretores gerais dos países da CPLP, explicou Nélio Isaac.

Ao nível da saúde, Nélio Isaac disse que foi pedido apoio a Portugal para que envie uma equipa do INEM que possa estar em Díli a ajudar a dar assistência médica aos atletas.

“Acho que já temos luz verde de Portugal”, disse.

Timor-Leste prevê que os jogos contem com cerca de mil pessoas, entre atletas e delegações, dos Estados-membros da CPLP, a que se somam cerca de 850 timorenses.

Semelhante em conceito aos Jogos da Lusofonia, os Jogos da CPLP são um evento multidesportivo para atletas com menos de 17 anos.

O evento – que recentemente ocorre a cada dois anos – pretende reforçar a solidariedade entre os cidadãos dos países da Comunidade e promover o espírito de fair-play.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.