Portugal e Cabo Verde deram o pontapé de saída no torneio de futebol de sub-16 dos VIII Jogos Desportivos da CPLP, com a seleção lusa a vencer por 5-1 a congénere cabo-verdiana.

No Parque Desportivo de Mafra, com algumas centenas de pessoas na bancada, Portugal entrou melhor na partida e remeteu Cabo Verde à sua defesa. No entanto, foi preciso esperar pelos 15 minutos para que o domínio luso se traduzisse no marcador. Romário Baldé fugiu bem pelo flanco direito e cruzou para o segundo poste, onde Macedo encostou de cabeça para o primeiro golo do jogo.

O selecionador de Portugal, Filipe Ramos, exigia mais e os jogadores corresponderam pouco depois, com o 2-0, aos 33', novamente por Macedo. 

Os dois golos de desvantagem despertaram Cabo Verde e a equipa de Daniel Delgado começou a libertar-se e a criar mais perigo. Liderada pelo médio criativo Kevin Oliveira e pelo avançado Ailton Duarte, os jovens "Tubarões Azuis" ameaçaram no final da primeira parte a baliza de João Costa, ficando por duas vezes perto do golo.

A falta de eficácia de Cabo Verde acabou por ser punida com uma falha infeliz do seu guardião Ivan Cruz, que não conseguiu segurar um cruzamento fácil de Macedo. Estava feito o auto-golo e o 3-0 para a seleção anfitriã, aos 48'. Um castigo demasiado duro para os jogadores cabo-verdianos e para os seus muitos adeptos que preenchiam a bancada e que não se cansavam de incentivar.

Cabo Verde não baixou os braços e chegou ainda a colocar a bola na baliza portuguesa, aos 63', por Ailton Duarte, mas o golo seria invalidado por pretenso fora de jogo do avançado.

Portugal imprimiu então nova dinâmica com as substituições e o resultado avolumou-se ainda mais. Luís Mata, um dos jogadores lançados por Filipe Ramos no segundo tempo, fez o 4-0 e um novo auto-golo cabo-verdiano, desta feita por Osvaldo Martins, elevou a vantagem lusa para 5-0.

Foi já em cima do apito final que surgiu o tento de honra de Cabo Verde, com Kevin Oliveira a converter de forma exemplar uma grande penalidade, deixando o resultado final em 5-1. 

No outro jogo desta manhã, a seleção de Timor-Leste bateu a equipa de Moçambique, por 3-0, com três golos de Apolinário Santos.