A criação de um cartão jovem e a implementação de um Plano de Ética no Desporto foram algumas das medidas aprovadas hoje na reunião de ministros do Desporto e Juventude da Comunidade de Países da Língua Portuguesa(CPLP).

A reunião, que decorreu entre sexta-feira e hoje no Palácio Nacional de Mafra, juntou os ministros do Desporto e Juventude de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e os secretários de Estado de Portugal, São Tomé e Príncipe e de Timor Leste.

O encontro surgiu numa altura em que decorre, também em Mafra, os jogos desportivos da CPLP.

No final dos trabalhos, em declarações à agência Lusa, o secretário de Estado do Desporto e Juventude de Portugal, Alexandre Mestre, explicou que a reunião serviu essencialmente para «reforçar a relação e cooperação entre os países que partilham a língua portuguesa».

«Consideramos que foi uma reunião muito produtiva por podermos retomar aspetos ligados ao desporto com o Brasil, Cabo Verde e São Tomé, mas também reforça-lo com Moçambique, onde a juventude estava um pouco esquecida», sublinhou o governante.

Entre as várias resoluções que foram tomadas na reunião está a criação de um cartão jovem da CPLP, que irá «facilitar a mobilidade e o turismo juvenil», oferecendo descontos aos seus portadores e a implementação de um Plano de Ética no Desporto, que visa sensibilizar os jovens para os valores éticos.

O reforço da utilização da Língua Portuguesa e o incremento da participação de cidadãos da CPLP em Organismos Internacionais foram outras das matérias aprovadas na reunião.

Nos VIII jogos desportivos da CPLP vão participar perto de 1000 atletas de oito países (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) em sete modalidades diferentes no escalão de sub-16: andebol, atletismo para pessoas portadoras de deficiência, atletismo, basquetebol, futebol, voleibol de praia (sub-17) e ténis.