Após a estreia há quatro anos em Beijing, o ténis de mesa português chega a Londres com forças redobradas e esta manhã de domingo entram em ação João Pedro Monteiro e Marcos Freitas.

Depois da primeira experiência em Pequim, Monteiro frisa que os jogadores portugueses «têm outra bagagem», estão «mais experientes e mais fortes», embora não se comprometa com resultados.

«Estarmos aqui, já é uma grande vitória. Estamos entre as melhores 16 equipas do Mundo. A nível pessoal, quero chegar aos oitavos de final. Já seria um excelente resultado», disse o 22.º cabeça de série em Londres2012.

Já Marcos Freitas, melhor colocado português no ranking, em 17.º, lembra que os resultados estão muito dependentes de se estar num dia bom ou num dia mau, embora deixe claro que quer fazer melhor do que nos Jogos Olímpicos chineses.

«Há quatro anos eu estava apenas no top 90. O meu objetivo é, realmente, chegar mais longe do que em Pequim e a responsabilidade é maior», declarou o madeirense, de 24 anos, que foi eliminado na segunda ronda na capital chinesa.