Uma vitória e duas derrotas em três jogos. É este, para já, o registo de Portugal nesta estreia do andebol luso em Jogos Olímpicos depois de batido por apenas um golo de diferença ( 29-28) frente à poderosa Suécia, atual vice-campeã do mundo. Um desaire que não compromete, ainda assim, o sonho de passar aos quartos de final.

Portugal entrou bem no encontro e chegou aos 3-0 nos minutos iniciais. Porém, a Suécia respondeu, chegou ao empate aos 5-5 e o equilíbrio foi-se mantendo, com o intervalo a chegar com uma igualdade no marcador a 14 golos, graças a um golo sueco em cima dos 30 minutos.

Paulo Jorge Pereira: "Perdemos por um golo com o vicecampeão do Mundo..."
Paulo Jorge Pereira: "Perdemos por um golo com o vicecampeão do Mundo..."
Ver artigo

A segunda parte começou também com Portugal por cima e a ganhar vantagem, mas a meio do segundo tempo o rumo do encontro inverteu, com a Suécia a chegar a ter quatro golos de vantagem. Porém, uma reação final dos 'Heróis do Mar' quase valeu a igualdade, com Portugal a ter posse de bola para empatar a 15 segundos do fim. Uma posse de bola que, contudo, não conseguiu aproveitar.

Do lado português, Miguel Martins, Alexis Borges e André Gomes, todos com quatro golos, estiveram em destaque. O melhor marcador, de longe, foi ainda assim o sueco Niclas Ekberg, com nove golos (em dez remates efetuados).

Portugal volta a entrar em cena neste torneio olímpico de andebol de Tóquio2020 na sexta-feira, a partir das 11h30 (hora de Lisboa), frente à não menos poderosíssima Dinamarca, atual campeã do mundo, faltando depois ainda medir forças com o anfitrião Japão. Um triunfo em pelo menos um desses dois jogos garantirá, à partida, a passagem à fase a eliminar.

Na classificação deste Grupo B, no qual a terceira jornada arrancou com um triunfo da Dinamarca sobre o Bahrain por 31-21, os dinamarqueses lideram com seis pontos, fruto de três vitórias em três jogos e de uma melhor diferença de golos em relação à Suécia, também ela 100% vitoriosa ao fim de três jornadas. Egito (que ainda esta quarta-feira defronta o Japão) e Portugal seguem no 3º e 4º postos, respetivamente, ambos com dois pontos. Bahrain e Japão (este com menos um jogo, o tal frente ao Egito) ainda não somaram qualquer ponto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.