O Dia 5 dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 arrancou de manhã cedo na capital japonesa, madrugada em Portugal, com vários portugueses em ação.

Na natação, ficou o sabor agridoce de um marco que por menos de um segundo podia ter sido ainda mais histórico e no andebol o amargo de uma vitória que podia ter virado empate na última jogada. No judo vimos mais uma portuguesa afastada da luta pelas medalhas, enquanto na vela, no tiro com arma de caça e na canoagem slalom os resultados foram animadores.

História feita na natação

Na natação, Ana Catarina Monteiro fez história, ao conseguir o melhor resultado de sempre da natação feminina portuguesa em Jogos Olímpicos, ao terminar no 11.º lugar geral e a apenas 75 centésimos de segundos da final.

A nadadora portuguesa, que já tinha feito história ao conseguir uma inédita meia-final olímpica para as cores lusas na natação feminina, terminou a sua meia-final no 5.º posto

Seleção de andebol derrotada por um golo pela vice-campeã mundial

Portugal deu luta até ao fim à Suécia no andebol. Esteve a ganhar por três golos de vantagem no primeiro tempo, o intervalo chegou com o marcador igualado a 14 e o equilíbrio foi-se mantendo até que a Suécia disparou no marcador. Uma reação final dos 'Heróis do Mar' ainda ameaçou a surpresa, mas a derrota acabou por não fugir, ainda que por apenas um golo de diferença.

O selecionador nacional, Paulo Jorge Pereira, mostrou-se satisfeito com o desempenho dos seus jogadores, apesar da derrota, e esperançado num bom resultado no próximo encontro. "Estamos a jogar cada vez melhor, a ser mais competitivos e a cometer menos erros. Espero que com a Dinamarca consigamos continuar a melhorar, embora seja a seleção mais forte, a que vem mais bem preparada e a que está mais bem colocada para ser campeã. Vai ser uma luta, mas estamos aqui para lutar, como fizemos hoje e fazemos sempre", frisou

Bárbara Timo eliminada na categoria de menos 70Kg pela campeã do mundo

No judo, já só faltam três portugueses entrarem em ação: Patrícia Sampaio e Jorge Fonseca (ambos quinta-feira) e Rochele Nunes (na sexta-feira). Esta madrugada foi a vez de Bárbara Timo subir ao tatami e até começou bem. Frente à jamaicana Ebony Drysdale Daley, 59.ª do mundo, Timo seguiu em frente depois de ver a adversária eliminada com três castigos.

Porém, o segundo combate foi contra a atual campeã do mundo, também ela Bárbara, mas de apelido Matic e oriunda da Croácia. E, desta feita, a judoca lusa não resistiu, vendo-se derrotada por Ippon ao fim de cerca de dois minutos de luta.

Velejadores lusos em bom plano

O dia correu bem aos velejadores portugueses que estiveram nas águas nesta madrugada nas classes 49er e 470. Em 49er, Jorge Lima e José Costa foram sextos na quarta regata do dia, completando assim três reagatas do dia no Top-10 (6.º, 9.º e 6.º, depois de terem ficado no 11º posto na regata inaugural). Ocupam o 9.º lugar da classificados da geral.

Em 470, Pedro e Diogo Costa conseguiram um Top-10 na segunda regata do dia, depois de terem temrinado a primeira no 13º posto. Na classificação geral, ao fim de duas regatas, ocupam o 12º lugar.

João Paulo Azevedo na luta pelo apuramento no trap

No trap, em tiro com arma de caça, João Paulo Azevedo está a dois tiros da liderança e a um dos lugares de apuramento, depois de ter somado 72 pratos partidos em 75 possíveis ao longo das três séries do dia.

O português começou por acertar 23 em 25 tiros na primeira série, fez depois uma segunda série perfeita (25 em 25) e falhou um na terceira e última série do dia, acertando 24. As duas últimas séries disputam-se quinta-feira e apuram-se para a final os seus primeiros.

Antoine Launay segue para as meias-finais do slalom de canoagem

Apurado para as meias-finais está o canoísta de slalom Antoine Launay, que chegou a ter o 3.º melhor tempo da primeira manga, acabando no 10.º posto.

Depois, melhorou o seu tempo na segunda manga, com um registo que lhe garantiu desde logo o apuramento para a próxima ronda, sem precisar sequer de esperar que todos os adversários terminassem.

As meias-finais vão ter lugar às 6h00 de sexta-feira, dia 30 (hora de Portugal continental).