O Presidente da República, Cavaco Silva, entregou esta sexta-feira às missões olímpica e paralímpica que vão estar em Londres2012 duas bandeiras de Portugal, manifestando-se convicto de que os atletas vão dignificar o país.
«Não duvido que cada um de vós vai dar o seu melhor, com humildade, e honrar o nome de Portugal», afirmou Cavaco Silva, durante a receção dos atletas olímpicos e paralímpicos portugueses, no Palácio de Belém, em Lisboa.
O Presidente da República manifestou a sua admiração pela «dedicação, perseverança e coragem» dos atletas, que classificou como um exemplo para todos.
«Vocês são um exemplo de luta para vencer as adversidades, para, nos momentos difíceis, fazer das fraquezas forças e levar ao limite a vontade de chegar ao fim», referiu.
Cavaco Silva entregou aos chefes das missões olímpica e paralímpica, Mário Santos e Carlos Lopes, respetivamente, uma bandeira de Portugal, e deixou um pedido aos atletas.
«Irei entregar a cada uma das missões uma bandeira de Portugal, para que as nossas cores estejam sempre presentes enquanto estiverem em Londres», disse o presidente da República.
Do presidente do Comité Olímpico de Portugal, Vicente Moura, o Presidente da República recebeu a certeza de que «a missão foi preparada com afinco e de que os atletas saberão honrar Portugal e dignificar o país além-fronteiras».
Humberto Santos, presidente do Comité Paralímpico de Portugal, enalteceu o facto de as duas missões estarem juntas na cerimónia, facto que, considerou, «uma interação positiva e um paradigma de igualdade e inclusão».
Portugal vai estar representado nos Jogos Olímpicos, que decorrem entre 27 de julho e 12 de agosto, por 75 atletas, em 13 modalidades.
Nos Jogos Paralímpicos, que se disputam entre 29 de agosto e 09 de setembro, a missão portuguesa é composta por 30 atletas, de cinco modalidades.
Comentários