O Comité Olímpico Internacional (COI) vai votar na quarta-feira a atribuição dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2030 aos Alpes Franceses, contudo “sob condição” da certeza do apoio do Estado gaulês, anunciou hoje o presidente do organismo.
“Sem uma garantia confirmada, não pode haver uma votação incondicional. Portanto, como o governo francês não nos pode dar esta garantia por razões constitucionais, iremos impor condições à votação”, explicou Thomas Bach.
O dirigente alemão não especificou o conteúdo das condições, nem a possível necessidade de nova votação para ratificar, definitivamente, a designação dos Alpes Franceses.
Na quarta-feira, os membros do COI devem fazer votação dupla, uma vez que a cidade norte-americana de Salt Lake City, que organizou a competição em 2002, pretende voltar a ser anfitriã do evento, em 2034: nenhuma das duas candidaturas tem concorrência.
“A situação política torna as coisas um pouco mais complicadas”, assumiu o porta-voz do COI, Mark Adams, referindo-se às indecisões na formação de governo em França.
Ainda assim, a falta deste documento não implica rejeição da candidatura francesa, que tem cumprido com todas as etapas exigidas pelo COI, incluindo visitas às infraestruturas.
Entretanto, o COI oficializou a criação dos Jogos Olímpicos e-sports, com a primeira edição a decorrer em 2025 na Arábia Saudita, que garantiu o monopólio dos 12 primeiros anos do evento.
Comentários