O Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres (LOCOG) já se desculpou pela confusão que levou à troca da bandeira da Coreia do Norte pela da Coreia do Sul, no início do jogo de futebol feminino que se está a disputar em Glasgow.
«Claramente foi um erro, pedimos desculpa à equipa e ao comité olímpico nacional [da Coreia do Norte] e vão ser tomadas medidas para que isto não volte a acontecer», admitiu em comunicado o LOCOG.
A troca de bandeiras, nos ecrãs gigantes do estádio Hamptem Park, de Glasgow, levou ao atraso de cerca de 65 minutos do início do Colombia-Coreia do Norte, do torneio olímpico de futebol feminino.
Nos ecrãs, imediatamente antes do início previsto do jogo, as norte-coreanas estavam a ser apresentados com uma bandeira sul-coreana na imagem, o que provocou de imediato desagrado na delegação do país asiático, que chegou a acusar a organização de erro «deliberado» e ameaçou não jogar.
O jogo deveria ter começado às 19h45, mas por muitos minutos o sinal de TV apenas indicava "competion delayed" (competição atrasada), enquanto a organização pedia desculpas e apaziguava a ira dos norte-coreanos.
Como contrapartida, a Coreia do Norte exigiu e conseguiu que a sua bandeira fosse colocada nos dois ecrãs, tirando-se a da Colômbia. Os colombianos concordaram com o novo esquema, mas aí foram eles a pedir mais tempo para regressar ao relvado, alegando que as jogadoras tinham arrefecido e precisavam de novo aquecimento.
Comentários